quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Valença Homenageia Instituições e Personalidades


Valença celebra o seu Feriado Municipal, segunda-feira, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, primeiro santo português. As cerimónias contarão com uma  conferência do Prof. Doutor Fernando Seara, conhecido autarca e atual Presidente da Câmara Municipal de Sintra, com a intervenção "Valença a Património da Humanidade - O Caso de Sintra". 
As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 9h00, em homenagem ao santo.
Seguem-se as celebrações religiosas em Ganfei, local onde decorrerá, também, este ano, a sessão solene, a partir das 11h30. No ato serão atribuídas Medalhas Municipais de Mérito ao Padre Gonçalo do Vale, ao Centro Social de São Pedro da Torre, ao Judo Clube de Valença, ao Basket Clube de Valença e ao Rancho Infantil de Friestas, um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Os atos comemorativos contam, ainda com um concerto de musica coral, em 17 de fevereiro, às 16h00, na sede da Junta de Ganfei e que contará com a atuação da Academia de Música de Valença, Coral Polifónico de Viana do Castelo e Coral Polifónico de São Teotónio. A partir das 21h00 atuará a Ronda Típica de Valença e o Grupo de Cordas 6tàs9.
Com estas atividades encerram-se as comemorações dos 850 anos do falecimento de São Teotónio que pretenderam reviver e projetar a imagem do valenciano primeiro santo português. 
Breve Biografia de São Teotónio
São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade. Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o “Homem de Deus” que deu força espiritual à fundação do país.
Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Valença reconhece no seu dia maior , a figura de São Teotónio e homenageia instituições e personalidades que tanto tem dado de si ao concelho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário