terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Órgãos Sociais da Confraria da Lampreia do Rio Minho já tomaram posse em Valença



 Já tomaram posse os órgãos sociais da Confraria da Lampreia do Rio Minho, numa cerimónia que decorreu no passado dia 25 de Janeiro, pelas 10h00, nas instalações da ADRIMINHO.
O processo abrangeu uma auscultação alargada ao território do Vale do Minho, com o objetivo de envolver os principais agentes e entidades que, direta e indiretamente, têm interesses económicos e sociais com a temática da Lampreia.

Para Assembleia-Geral, Francisco Sampaio, antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho e estudioso da gastronomia regional, é o presidente, a Camara Municipal de Valença ocupa as funções de vice-presidência e secretário o Ayuntamiento de Tui.
Para direção, o presidente é João Guterres, a Adriminho ocupa a vice-presidência, a Coopetape para Tesoureiro (vogal), a UEVM para secretário (vogal) e a Associação de Pescadores de preservação do rio Minho.
Em relação ao Conselho Fiscal, a câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ficou como presidente, e para vogais a Câmara Municipal de Caminha e o Ayuntamiento de Salvaterra do Minho.
Recorde-se que a 30 de Março de 2012 teve lugar a assinatura da escritura de constituição da Confraria da Lampreia do Rio Minho – CRLM, pela ADRIMINHO, na pessoa do seu vice-Presidente, Joaquim José Mendes Covas, Francisco Sampaio, Nuno Correia e João António Guterres Pereira.
A CRLM – Confraria da Lampreia do Rio Minho desenvolverá as suas atividades na zona geográfica correspondente à Bacia Hidrográfica do Minho e tem como objeto a promoção, divulgação e valorização da Lampreia do Rio Minho.
Como principais ações destaca-se a implementação de iniciativas de promoção e valorização, o apoio a Projetos de qualificação/certificação da Lampreia do Rio Minho, a preservação de saberes fazeres tradicionais por forma a preservar a tipicidade e genuidade bem como o prestígio da Lampreia do rio Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário