Já tomaram posse os órgãos sociais da Confraria da Lampreia do Rio Minho, numa cerimónia que decorreu no passado dia 25 de Janeiro, pelas 10h00, nas instalações da ADRIMINHO.
O processo abrangeu uma auscultação alargada ao território do Vale do Minho, com o objetivo de envolver os principais agentes e entidades que, direta e indiretamente, têm interesses económicos e sociais com a temática da Lampreia.
Para Assembleia-Geral, Francisco Sampaio, antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho e estudioso da gastronomia regional, é o presidente, a Camara Municipal de Valença ocupa as funções de vice-presidência e secretário o Ayuntamiento de Tui.
Para direção, o presidente é João Guterres, a Adriminho ocupa a vice-presidência, a Coopetape para Tesoureiro (vogal), a UEVM para secretário (vogal) e a Associação de Pescadores de preservação do rio Minho.
Em relação ao Conselho Fiscal, a câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira ficou como presidente, e para vogais a Câmara Municipal de Caminha e o Ayuntamiento de Salvaterra do Minho.
Recorde-se que a 30 de Março de 2012 teve lugar a assinatura da escritura de constituição da Confraria da Lampreia do Rio Minho – CRLM, pela ADRIMINHO, na pessoa do seu vice-Presidente, Joaquim José Mendes Covas, Francisco Sampaio, Nuno Correia e João António Guterres Pereira.
A CRLM – Confraria da Lampreia do Rio Minho desenvolverá as suas atividades na zona geográfica correspondente à Bacia Hidrográfica do Minho e tem como objeto a promoção, divulgação e valorização da Lampreia do Rio Minho.
Como principais ações destaca-se a implementação de iniciativas de promoção e valorização, o apoio a Projetos de qualificação/certificação da Lampreia do Rio Minho, a preservação de saberes fazeres tradicionais por forma a preservar a tipicidade e genuidade bem como o prestígio da Lampreia do rio Minho.
Sem comentários:
Enviar um comentário