quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Desfolhada Tradicional e Petiscos em Valença

Valença promove a desfolhada tradicional, acompanhada de mostra gastronómica, com arroz de sarrabulho, rojões e petiscos, no fim de semana de 12 e 13 de outubro, na freguesia de Cerdal.
Uma festa minhota das colheitas onde os afamados vinhos verdes e os petiscos também marcarão presença com o Caldo à Lavrador, Bolo do Tacho, Pataniscas, Fêveras, Belouras, Moelas, Chouriço e o Presunto.
O evento começa às 18h de sábado com uma arruada de bombos, a cargo dos Amigos do Bombinho de Fontoura, segue-se o desfile da desfolhada tradicional encabeçado, por um carro de bois, carregado de milho e as lavradeiras que vão apresentando os mais típicos versos da época. O cortejo percorrerá a avenida da Junta de Freguesia até ao Cruzeiro em Bogim, onde decorrerá a desfolhada tradicional, a partir das 20h.
Uma eira tradicional vai ser improvisada no local e começa a desfolhada, soltam-se as cantigas, as estórias e as lendas.  Os sons estridentes das concertinas e dos bombos vão entusiasmar os mais afoitos para umas desgarradas. Pelo meio a ânsia de aparecer uma espiga rainha e manda a tradição de roubar um beijo  a uma donzela, ou de aparecer uma espiga com “filhos” e  cumprir o ritual de acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Não faltarão os  bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.
A noite de sábado encerra-se com um encontro de concertinas onde os sons mais tradicionais e os despiques, com os celebres cantares ao desafio farão as notas da festa.
No domingo, 13 de Outubro, o recinto reabre às 11h com  uma arruada de bombos a cargo dos Bombos São Cristóvão de Gondomil. Segue-se um almoço convívio  onde o Arroz de Sarrabulho e Rojões serão duas iguarias gastronómicas locais que será possível saborear. A tarde será animada com o Grupo Popular Cantares do Campo.
A iniciativa é da Câmara  Municipal de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “A Desfolhada é um marco da cultura popular valenciana que as freguesias, as suas juntas e associações promovem e dinamizam dando a conhecer as artes e tradições da nossa terra”.

Sem comentários:

Enviar um comentário