sábado, 5 de outubro de 2013

Ponte de Valença cortada ao trânsito por 27 horas

A circulação rodoviária na ponte metálica internacional de Valença vai ser suspensa durante 27 horas, a partir das 21 horas de segunda-feira, devido às obras em curso de reforço e reabilitação das fundações, anunciou a Refer.
A suspensão da circulação naquela travessia vai acontecer entre as 21 horas de segunda-feira e as 24 de terça-feira.
Durante este período será assegurado o controlo e encaminhamento do tráfego nos pontos de desvio de cada uma das margens - Portugal e Espanha -, para a ligação alternativa, a nova ponte internacional do rio Minho.
A interrupção de trânsito, que servirá para permitir a realização de trabalhos de pavimentação no tabuleiro, já esteve programada para esta semana, mas acabou por ser suspensa devido às condições climatéricas "adversas" que se fizeram sentir nos últimos dias.
Em causa está uma obra adjudicada pela Refer em dezembro de 2011, por 3,5 milhões de euros, para reforço e reabilitação das fundações daquela ponte internacional sobre o rio Minho.
Os trabalhos contemplam a reabilitação de quatro pilares da ponte, que será ainda dotada de dispositivos de controlo dos movimentos longitudinais. Também se procederá à substituição de todos os aparelhos de apoio e ao reforço e reabilitação das alvenarias da estrutura.
A ponte internacional de Valença, com mais de 125 anos, assegura as ligações rodoviárias e ferroviárias entre Valença e Tui (Galiza) e é constituída por uma superstrutura em viga metálica de treliça, de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos.
É propriedade conjunta da Refer e da empresa Estradas de Portugal, bem como dos organismos públicos espanhóis Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF) e Dirección General de Carreteras.

Sem comentários:

Enviar um comentário