A Fortaleza de Valença, candidata a Património da Humanidade, vai celebrar o Dia Nacional dos Castelos, com uma iniciativa inédita de radio-amadorismo na Fortaleza, sábado, 5 de outubro, durante 12 h, entre as 8h e as 20h.
A Fortaleza de Valença será uma das 14 protagonistas desta atividade que abrange as mais representativas fortificações do continente e ilhas. Uma estação de radio-amadorismo tornará possível levar testemunhos, imagens sonoras e o sentir da Fortaleza a todos os cantos do mundo, projetando, ainda, mais este emblemático monumento.
Cada fortificação vai receber, em 5 de outubro, a “Ativação” , com a instalação de uma estação de radiocomunicações em HF, para comunicações de amador com outras estações espalhadas pelo globo.
As operações em Valença serão coordenadas por um dos mais conceituados radio-amadores portugueses o valenciano Carlos Gomes.
A Fortaleza de Valença é um testemunho da memória coletiva de Valença, uma referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica da região e da Península Ibérica, candidata a Património Mundial da Humanidade junto da UNESCO.
A Fortaleza é um monumento com “um valor universal excecional”, com uma beleza única do espaço, uma grandiosidade e dimensão histórica e arquitetónica das suas muralhas e do edificado, com testemunhos históricos de lutas, cumplicidades, trocas de bens, de cultura e de conhecimentos de vários povos, ao longo de milhares de anos.
Desde 1984, que o Dia Nacional dos Castelos, se comemora em Outubro, com o objetivo de promover em todo o País, ações que visem a reflexão sobre o património fortificado.
A atividade vai ser organizada pelo N.R.A. - Núcleo de Radioamadores da Armada, uma Associação de radio-amadoress constituída por militares e ex-militares da marinha, sediada na Base Naval do Alfeite, em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a A.P.A.C.- Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.
Sem comentários:
Enviar um comentário