segunda-feira, 23 de março de 2015

“Valença Sabores da Lampreia” 5 mil Comprovaram a Excelência deste Festival Gastronómico

O Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia” contou com a visita de cerca de 5 mil apreciadores da principal iguaria do rio Minho, no último fim de semana, na comunidade piscatória de São Pedro da Torre, em Valença.
Três dias que foram um convite a saborear a lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada e Assada no Forno ou Recheada ou o prato dos cinco sabores.
Sabores da Lampreia potencia o património gastronómico valenciano e insere-se no calendário anual de grandes eventos gastronómicos que avança já com os Sabores da Aldeia entre 17 e 19 de abril  e os Sabores Serranos entre  13 e 14 de junho. Eventos que pretendem potenciar os grandes valores da gastronomia valenciana e reforçar a atratividade turística da cidade com uma aposta concertada no segmento do turismo gastronómico.  
Este festival prima pelo apuramento da excelência da lampreia, utilizando as mais tradicionais e apuradas técnicas de preparação e confeção do produto. A qualidade da lampreia do rio Minho, apresentada neste certame, bem como a diversidade e tradição das receitas  tem cativado um número crescente de amantes e curiosos deste manjar e projetado, cada vez mais, esta feira, sendo já uma referência da região.
“Sabores da Lampreia” foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e da Associação Sabores do Rio Minho.
Uma ampla equipa da Associação Sabores do Rio Minho, com cozinheiros especializados na confeção dos diversos pratos, trabalhou, com afinco, durante três dias, para presentear os visitantes com cinco variedades diferentes de lampreia.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Sabores da Lampreia foi um sucesso. Um evento que tem crescido, ano após ano, colocando em destaque as grandes potencialidades da gastronomia valenciana, hoje uma referência de eleição para os seguidores do turismo gastronómico da região”.

Sem comentários:

Enviar um comentário