quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Abertura de comércio no Domingo de Páscoa ‘chumbada’ por maioria de proprietários


Afinal a maioria dos comerciantes de Valença, associados da União Empresarial do Vale do Minho (UEVM), não quer abrir portas no Domingo de Páscoa. 
Recorde-se que face às dificuldades que o setor comercial tem vindo a passar, fruto da actual conjuntura económica, alguns proprietários pediram a intervenção da associação para uma possível alteração ao regulamento municipal no que respeita à obrigatoriedade de encerramento.
Perante este cenário, a instituição foi para o terreno promover um inquérito, porta-a-porta, no sentido de perceber qual o interesse da maioria dos seus associados. A auscultação resultou em 52 por cento dos proprietários a chumbar esta iniciativa, contra 38 por cento que aprovariam, e 10 por cento deixaram a decisão para a maioria.
O dirigente da estrutura explica que só resta cumprir a vontade dos associados, e o assunto não vai ser remetido, como era intenção, a reunião de câmara. 
Joaquim Covas justifica esta decisão com a forte tradição religiosa subjacente a esse dia e também ao fato de não existirem dados comparativos, uma vez que há mais de uma década que os estabelecimentos comercias de Valença estão de portas fechadas neste feriado.
São quatro dias durante o ano que o comércio de Valença tem a obrigatoriedade de encerramento – Dia de Ano Novo, Feriado Municipal a 18 de Fevereiro, Domingo de Páscoa e Dia de Natal.
Joaquim Covas garante que a UEVM não vai voltar a tocar neste assunto da abertura do comércio no Feriado Municipal e Domingo de Páscoa.
Abertura de comércio no Domingo de Páscoa ‘chumbada’ por maioria de proprietários do comércio tradicional de Valença. Fator religioso prevalece sobre a crise.
in Rádio Vale do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário