quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Eurocidade Valença Tui

A Câmara Municipal de Valença e o Concello de Tui formalizam a constituição da Eurocidade, sexta-feira, 10 de Fevereiro, às 11h00, no edifício da Alfândega Cultural de Valença.
    O ato contará com a presença do Presidente da Câmara de Valença, Alcalde do Concello de Tui, Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte e representante da Comunidade de Trabalho  Norte de Portugal - Galicia.
    A assinatura do protocolo culmina o processo iniciado com a aprovação pela Câmara e Assembleia Municipal de Valença e o Concello de Tui.
   Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara, “A Eurocidade vai dar mais força às duas cidades, potenciando a gestão conjunta do território, com claros benefícios para as pessoas. A Eurocidade é um encontro de vontades que vai estreitar relações e potenciar as sinergias duas regiões fronteiriças”
    A  Eurocidade corresponde ao território dos municípios de Valença e Tui, abrangendo 35 mil pessoas que passam a estar unidas, apesar da separação física feita pelo Rio Minho e pela fronteira.
    A gestão partilhada de equipamentos, como por exemplo a Piscina Municipal de Valença e o Conservatório de Musica de Tui, marcarão uma cooperação que já é efetiva nas mais diversas áreas de atuação dos dois municípios. Uma cooperação que já envolve efetivamente, também, as instituições, as coletividades, as empresas e as pessoas das duas cidades. 
    O trabalho conjunto é dirigido ao cidadão e às instituições das duas cidades promovendo a convergência institucional, económica, social, cultural e ambiental entre as duas cidades, que encontram na fronteira uma oportunidade para o desenvolvimento do território.
    A Eurocidade Valença-Tui é um exemplo de cooperação na Península Ibérica e na Europa, avançando para novos modelos de relacionamento,  de segunda geração, que pretendem potenciar as sinergias das duas cidades e demonstrar um novo modelo de cidadania europeia. 
    Este é um projeto que conta com o apoio dos Governos de Portugal e da Galiza.

Sem comentários:

Enviar um comentário