quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Abertura de comércio no Feriado Municipal e Domingo de Páscoa analisada entre comerciantes, UEVM e autarquia


Face às dificuldades que as empresas do comércio têm vindo a passar, fruto da actual conjuntura económica, há comerciantes do concelho de Valença a pedir a intervenção da União Empresarial do Vale do Minho para seja possível a abertura dos estabelecimentos comerciais no dia 18 de Fevereiro, dia de Feriado Municipal, e no Domingo de Páscoa. 
Perante este cenário, a instituição já está no terreno a promover um inquérito, porta-a-porta, no sentido de perceber qual o interesse da maioria dos seus associados, pois esta "vontade" tem de ser tomada em "tempo útil". Mesmo sem dados comparativos, uma vez que o comércio está encerrado nestes dois dias há mais de uma década, Joaquim Covas acredita que, numa altura de crise, "tudo conta e tudo ajuda". 
Simultaneamente, a UEVM reuniu com o presidente da autarquia, com o objetivo de ajustar os dias de obrigatoriedade de encerramento do comércio local. Joaquim Covas explica que foi abordada a possibilidade de alterar o estipulado nesta matéria, mas tendo em atenção que qualquer decisão deve estar sustentada pelo interesse da maioria e seguir os procedimentos administrativos e legais. 
Qualquer tomada de posição em relação à abertura dos estabelecimentos comerciais para o próximo dia 18 de Fevereiro é "impossível" devido à proximidade da data. Porém, a UEVM considera ser de interesse recolher a opinião dos comerciantes para o Domingo de Páscoa.
Contudo, Joaquim Covas recorda que uma tentativa no passado que alterasse o regulamento que dita o encerramento do comércio, em concreto para o dia 18 de Fevereiro, foi chumbada em Assembleia Municipal.
A UEVM volta a pressionar para que se tomem medidas que aliviem os comerciantes locais. A abertura do comércio no Feriado Municipal e Domingo de Páscoa está a ser debatida entre comerciantes, UEVM e autarquia.
A direção deste organismo conta ter todas as opiniões recolhidas na próxima semana, para avaliar a a posição da maioria dos associados e depois fazê-la chegar ao executivo na reunião do 15 deste mês.
A RVM tentou obter uma reação do presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, mas sem sucesso.
in Rádio Vale do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário