terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ministro da Administração Interna no Feriado Municipal de Valença



Valença celebra o seu Feriado Municipal, sábado, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio, primeiro santo português, com um amplo programa de comemorações protocolares, religiosas, culturais e populares. As cerimónias contarão com a presença do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
As cerimónias começam em frente à estátua de S. Teotónio, na Fortaleza, onde será colocada uma coroa de flores, às 10h00, em homenagem ao santo.
Seguem-se as celebrações religiosas em Ganfei, local onde decorrerá, também, este ano, a sessão solene, presidida pelo Ministro da Administração Interna. No ato serão atribuidas Medalhas de Mérito Municipal aos historiadores valencianos Major Pereira de Castro e Pinto Neves, em reconhecimento ao intenso trabalho de investigação histórica desenvolvido.


      Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, “Valença é uma terra com história. Hoje, Dia de Valença, revivemos São Teotónio e homenageamos duas figuras que tem dado um contributo importante para o conhecimento da  história do concelho”.


        A presença de Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, é um reconhecimento da sensibilidade e atenção do governo para com a região transfronteiriça  onde reforçou os efectivos policiais.
Com estas atividades encerram-se as comemorações dos 850 anos do falecimento de São Teotónio que durante 2011 e início de 2012 pretenderam reviver e projetar a imagem do valenciano primeiro santo português. A Câmara Municipal em parceria com a Confraria de São Teotónio, as dioceses de Viana do Castelo, Coimbra, Viseu, Beja e Tui/Vigo, entre muitas outras desenvolveram  programas comemorativos.
Breve Biografia de São Teotónio
São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade
     Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a sua figura maior, para os tempos da nacionalidade o “Homem de Deus” que deu força espiritual à fundação do país.
      Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162.
São Teotónio tornou-se o primeiro santo português, sendo celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 homens, mulheres e crianças moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Sem comentários:

Enviar um comentário