terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

AMAYA GUTERRES, CHEF DE COZINHA E MÃE DE 4 FILHOS


Amaya Maceira Guterres de 36 anos, Chefe de cozinha do Restaurante Quinta do Prazo, casada e mãe de quatro filhos é a nossa convidada da rubrica MULHERES QUE MARCAM…
De mãe espanhola e pai Português desde cedo teve a certeza da sua vocação e aos 15 anos foi estudar para A Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira onde tirou o curso de Cozinha e Pastelaria. Aos 18 anos foi para Paris onde se formou em Organização de Eventos e Catering na Escola Superior de Cozinha Francesca Ferrandi.
Seguiu-se o estágio em diversas empresas de catering em Paris, Espanha e Portugal, onde também trabalhou. Saiu e concretizou o seu sonho abrindo a “Quinta do Prazo”.
1. A cozinha sempre foi a sua paixão ou houve um momento na sua vida que, por um qualquer motivo, tomou a decisão de seguir esta área?
 Cresci entre tachos e panelas, de pequenina o meu berço passava mais tempo dentro da cozinha do que fora dela, está no sangue simplesmente não saberia estar noutro sítio!
2. Estudou em Paris, foi por opção sua ou houve influência de alguém? Quais as principais dificuldades que lá sentiu?
Foi sem dúvida por opção minha, queria estudar com os melhores, sempre procurei o melhor para a minha formação e por sorte sempre tive uns pais que me apoiaram em todas as minhas decisões. A principal dificuldade que senti, foi mesmo a do idioma, apesar de ao fim de pouco tempo já conseguir perceber e falar bem, a linguagem escrita é bem mais complicada e muito diferente do Francês que aprendemos cá na escola.
3. De que forma é que a formação académica e profissional pode contribuir para o sucesso das mulheres no mundo do trabalho?
Da mesma forma que contribui para os homens, a formação seja ela de que nível for é essencial quando pretendemos construir uma carreira de sucesso.
4. Acha que o facto de ser mulher dificulta a construção de uma carreira sólida e reconhecida nesta área?
Construção de uma carreira sólida… Penso que não, se pensarmos bem…
As mulheres são em tudo, o pilar mais sólido!
Já reconhecida é mais difícil que para os homens sem dúvida, mas é também por esse mesmo motivo que conseguimos construir carreiras mais sólidas, porque é mais difícil…
5. Alguma vez se sentiu discriminada na sua profissão por ser mulher?
Sim, algumas vezes, não propriamente por algum motivo em concreto, mas sim porque normalmente os homens tem a tendência de pensar que somos mais fracas e que por esse motivo não somos capazes de fazer o mesmo que eles. Na minha opinião não somos mais fracas, mas sim mais sensíveis e isso não é um defeito é uma virtude!
6. Em que é que acha que as mulheres se distinguem dos homens na cozinha a nível profissional?
A nossa experiência de vida é muito mais rica do que a de qualquer homem, e isso é algo que sabemos e muito bem, aproveitar para o mundo do trabalho em geral.
Somos capazes de prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo, e com a mesma perfeição do que eles que regra geral só pensam em uma coisa de cada vez.
7. Na sua opinião, qual o motivo de os Chefs de cozinha homens terem mais visibilidade pública do que as mulheres?
Porque o grande número de pessoas que vê e lê programas relacionados com este mundo é do sexo feminino, e porque talvez ainda não surgiu nesse mercado nenhuma mulher com a qual elas verdadeiramente se identifiquem.
8. Há algum tipo de cozinha de que mais goste? Prefere a cozinha tradicional ou contemporânea?
Sou apaixonada pela cozinha tradicional, mas gosto muito de experimentar coisas novas…
9. Como definiria a sua cozinha? Gosta de apostar no conhecido ou prefere inovar?
Devido á zona onde o meu restaurante está inserido (Alto Minho), tenho de apostar no conhecido, podendo no entanto ir dando asas á imaginação e inovar pouco a pouco, mas posso dizer que neste momento adoro inovar no conhecido.
10. Tem 4 filhos pequenos. É difícil de conciliar a profissão com a vida familiar? Descreva-nos resumidamente o seu dia-a-dia.
Um dia com a chef Amaya Guterres:
 7:30h – Acordar e preparar o Diogo, Ricardo o Paulinho e o Martin para a escola, enquanto o Paulo, marido, se prepara e vai buscar a ama ao comboio, preparar o pequeno almoço.
9:00h – O transporte escolar vem buscar os 4 filhos a casa para os levar para a escola.
10:00h – Chego ao restaurante, verifico as encomendas, a preparação das mise en places e quando faz falta saio para fazer algumas compras acompanhando o meu marido e sócio Paulo. Para além disso 1 vez por semana dou formação de cozinha na EPRAMI.
12:30h- Começam os almoços no restaurante, que normalmente duram até tarde já que temos muitos clientes espanhóis e eles tem uns horários de refeições bastante diferentes dos nossos.
5:00h-Regresso a casa
5:30h-chegam os filhos da escola, é preciso preparar o lanche, ajudar a fazer os trabalhos de casa, preparar o banho, vestir o pijama…tudo isto a multiplicar por 4…
7:00h-preparar o jantar que entre outras coisas tem de incluir sempre sopa… assim como deixar orientado o jantar do dia seguinte já que amanhã é a minha vez de ficar no restaurante aos jantares (se houver poucos jantares aproveito para experimentar algumas receitas novas).
8:00h-dar o jantar aos meus 4 filhos
9:00h- brincar ou ler uma história até a hora de ir dormir!
9:30h-, deitar os pequenotes.
10:00h – preparar as roupas para o dia seguinte, assim como o lanche para levar para a escola e a mesa do pequeno almoço.
11:00h – enquanto espero pelo meu marido para jantar aproveito para trabalhar um pouco no computador, pesquisas, fichas técnicas, novas receitas…
11:30h Chega o marido do restaurante, jantamos os 2.
12:00h – Arrumar a cozinha
12:30h- Dormir
4 ou 5 da manhã – alguém acorda…com pesadelos, com dor de alguma coisa, com fome, ou porque fez chichi na cama!
11. Que conselhos gostaria de deixar a todas as mulheres que ambicionam uma carreira de sucesso mas não querem deixar de lado a família?
Acima de tudo que escolham um bom marido!!!!
Agora a sério… Quando ambicionamos por uma carreira de sucesso e temos família, precisamos e muito da compreensão e do companheirismo das pessoas que estão ao nosso lado, como é o caso dos nossos filhos e do nosso marido e isso só se consegue seguindo duas regras, muito diálogo e demonstrando todos os dias que apesar de termos um trabalho que exige muito de nós eles são e serão sempre o nosso nº 1.
12. Que truques pode dar a todas as mães trabalhadoras para melhor conseguirem organizar o seu dia-a-dia?
Não é fácil porque o dia só tem 24 horas, mas somos mulheres, nós conseguimos fazer tudo!!!
Mas aqui vão algumas dicas de uma mãe de 4 filhos!
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje – Prepare tudo de véspera…como dizemos na cozinha uma boa ” mise en place” dá origem a um bom serviço e a clientes satisfeitos…eu uso esse mesmo método em casa.
De pequenino é que se torce o pepino – A ideia de que os nossos filhos são demasiado pequenos para participar nas tarefas de casa é completamente absurda, e não deixe que ninguém lhe diga o contrário, a responsabilidade por muito pouca que seja nunca fez mal a nenhuma criança!
O íman do frigorifico é imprescindível em minha casa…está tudo lá…
Aponte tudo…mas tudo mesmo…para não se esquecer de nada…
13. Já referiu por diversas vezes que o seu marido tem tido um papel fundamental no seu crescimento profissional e na realização dos seus objectivos. Em que medida é que o apoio familiar pode contribuir para o sucesso de uma mulher no mundo profissional?
O meu marido, acompanha-me em tudo o que faço, está lá sempre que preciso, quando tenho muito trabalho e não tenho tempo de organizar a minha vida pessoal ele fá-lo por mim. Talvez o facto de trabalharmos juntos ajude neste aspecto. Mas sem dúvida que sem ele seria muito difícil ter esta profissão e concilia-la com uma família numerosa… Contudo ambos temos a perfeita noção que muitas coisas e muitos projectos ficam para traz pelo facto de termos 4 filhos, mas não foi uma imposição mas sim uma opção de vida e sabíamos que teríamos de abdicar de muitas coisas, mas não estamos nada arrependidos, pelo contrário, é uma grande lição de vida!
14. A Amaya é embaixadora da marca Prochef Woman, uma marca de fardamento para Chefs de cozinha mulheres. Porque aceitou este desafio?
Porque como mulher e como chefe de cozinha sentia que as mulheres, estávamos muito bem arrumadinhas na prateleira…e eu não sou nem nunca fui assim, adoro viver e adoro a minha profissão sempre fui a primeira a fazer aquilo que ninguém faz… sempre procurei coisas novas, projectos novos, e vi neste projecto, uma forma de valorização…de todas as mulheres que trabalham numa cozinha. Até agora usávamos jalecas totalmente masculinas, que em nada nos faziam sentir femininas, esta marca visa precisamente isso, valorizar a mulher no mundo do trabalho, é um orgulho representar algo tão importante.
15. Proud to be a woman é o nome deste blogue e slogan da marca Prochef Woman. O que a faz sentir orgulho em ser mulher?
Nas pequenas coisas do dia a dia, qual a chefe que depois de um dia intenso de trabalho não sente orgulho em receber um elogio de um cliente, ou qual é a mulher que nesse mesmo dia, chega a casa com coragem suficiente para preparar um jantar fantástico para os seus filhos e ouve da boca deles um Mamã, tú és a Supermamã! Impossível não me sentir Proud to be a woman.
in Proud to be a woman

Sem comentários:

Enviar um comentário