quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Jornadas Teotonianas recordam primeiro santo português


O Arciprestado de Monção, na Diocese de Viana, associa-se às comemorações jubilares dos 850 anos da morte de São Teotónio (1082-1162) com a 23ª edição das Jornadas Tetonianas, este ano dedicadas à problemática da crise.
Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre Avelino Marques, arcipreste de Monção e pároco de Troviscoso, sublinhou hoje que “na base da crise atual está uma grande ausência de valores”.
A iniciativa vai decorrer no salão paroquial daquela localidade, no Distrito de Viana do Castelo, cerca de 450 quilómetros a norte de Lisboa, entre sexta-feira e domingo.
A devoção a São Teotónio em Monção “não é tão acentuada como em Valença”, frisou o pároco, mas nota-se um “carinho especial por esta figura, um homem da cultura do seu tempo”.
Na abertura destas jornadas culturais, surgidas pela mão do atual bispo de Portalegre -Castelo Branco, D. Antonino Dias, para homenagear “o santo natural de Valença e luminar figura da cultura do século XII”, o bispo auxiliar de Braga, D. Manuel Linda aborda a problemática ‘A crise financeira, crise de valores’.
Numa nota pastoral sobre a celebração dos 850 anos da morte de São Teotónio, D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, realçou que o santo – nascido em Tardinhade, Ganfei, Arciprestado e Concelho de Valença – pode ainda ser um exemplo diante da “situação económico-social menos agradável” que está a afetar a vida do país.
O padre Avelino Marques lembra esta figura como “um homem que cultivou os valores humano-cristãos”, ao contrário do que diz acontecer hoje: “Como se vive uma ausência de valores, os frutos da sociedade estão à vista”.
A 23ª edição das Jornadas Teotonianas conclui-se com a intervenção de José Carlos Miranda, que abordará o tema ‘A memória de S. Teotónio e o futuro de valores’, antecedido pela atuação do grupo coral ‘Lacedurium’, de Salvaterra do Minho, Galiza (Espanha).
Os promotores sublinham que a iniciativa quer ser um “contributo” para tornar presente a memória de “tão ilustre figura da cultura do seu tempo” e, ao mesmo tempo, deixar o desafio do “retorno de valores” como um meio de superar a atual crise.
A festa de São Teotónio - canonizado no século XII pelo Papa Alexandre III - celebra-se no dia 18 de fevereiro com uma Missa, presidida por D. Anacleto Oliveira, na Sé de Viana do Castelo.
Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário