quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Bacalhau Continua Rei em Valença



O Bacalhau à São Teotónio é o prato de eleição, em 32 restaurantes de Valença, no Fim de Semana Gastronómico, de 17 a 21 de Fevereiro, acompanhado pelo Caldo Verde e os deliciosos Borrachinhos de Valença. A iniciativa é da Câmara Municipal e do Turismo Porto Norte de Portugal.
 Valença apresenta o Bacalhau à São Teotónio,  um prato de excelência, uma iguaria elaborada com arte e mestria e com décadas de tradição em terras valencianas. Esta é uma das múltiplas formas de apresentar as delícias do bacalhau, um prato que em Valença é o rei gastronómico e prato dominante em toda a restauração.    Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, “O bacalhau é um prato de excelência em Valença que é reconhecida internacionalmente, como o melhor local para conhecer e saborear  as várias e famosas formas de o confecionar e apresentar”. “Bacalhau à São Teotónio é comida de deuses com nome de santo”.    O bacalhau é um produto, há muito presente na gastronomia valenciana e que atrai, até nós, visitantes de toda a Península Ibérica para saborear as múltiplas formas de o confecionar.
    O Caldo Verde, eleito em 2011 como a melhor sopa de Portugal, é a sopa da tradição valenciana a marcar, também, esta jornada.
    Acompanham os Borrachinhos de Valença, uma sobremesa tradicional  de Valença. Uma iguaria da doçaria conventual valenciana  à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses à base de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.
    Visitar Valença este fim de semana é a oportunidade para saborear estas delicias gastronómicas, mas, também, a oportunidade para visitar a Fortaleza, o comércio, a Ecopista e acompanhar toda a animação do Carnaval Medieval e das cerimónias do Feriado Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário