segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Valença Mostra os Lenços dos Namorados


Uma centena de lenços dos namorados e de noiva, de 25 artesãs e famílias valencianas, apresentam-se no Núcleo Museológico e na Loja de Turismo, numa exposição promovida pela Câmara Municipal de Valença, no âmbito da “Valença Fortaleza dos Namorados”.
A joia da exposição é um lenço datado do século XVIII, identificado e estudado pelo anterior presidente da Região de Turismo, Francisco Sampaio, “uma preciosidade e um dos exemplares mais antigos conhecidos”. A mostra conta, ainda, com lenço, datado de 1830, executado por Rosalina das Dores Pinto, dentro do género dos lenços de “menina rica”. Outro exemplar que merece especial referência é um lenço de noiva, bordado a branco, datado de 1897 e executado por Ana de Azevedo Araújo e Gama, da Casa da Lameira. A exposição completa-se com uma grande diversidade de lenços de outras épocas até à atualidade.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal Uma exposição interessante, com lenços únicos e pessoais, que testemunharam verdadeiras histórias de amor, algumas já seculares”.
A singularidade dos lenços dos namorados de Valença está bem presente nesta exposição com muitos exemplares dos tradicionais lenços bordados a vermelho sobre linho.
Os Lenços dos Namorados fazem parte do imaginário popular valenciano, dos álbuns de recordações dos nossos avós e marca dos trajes tradicionais dos nossos agrupamentos folclóricos. Na etnografia valenciana o lenço está representado, sobretudo, no traje de Taião, um traje domingueiro.
1 a 29 de Fevereiro
Exposição “Os Lenços dos Namorados
Núcleo Museológico de Valença
Loja de Turismo de Valença
Entrada Gratuita

Sem comentários:

Enviar um comentário