sexta-feira, 27 de abril de 2012

VALENÇA Cidade recupera tradição e enfeita-se com maias



As varandas, janelas e montras da cidade de Valença enfeitaram-se hoje com centenas de ramos floridos e maias, recuperando uma antiga tradição local ligada à primavera e à atividade agrícola.
Organizada pela Câmara de Valença, a Festa das Maias decorre até terça-feira, em toda a cidade, incluindo a fortaleza, com coroas, arcos e ramos floridos a enfeitarem desde hoje de manhã cada rua, entre comércios, edifícios públicos e de habitação.
"Valença vai apresentar a maior mostra de maias do país", garante o autarca Jorge Mendes, reconhecendo ao evento uma "grande capacidade dinamizadora do comércio tradicional e das atividades turísticas".
Segundo a autarquia de Valença, cada maia terá ainda, "como manda a tradição", um verso alusivo. "Por todo o concelho muitas outras maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas", acrescenta a Câmara.
Giestas, verdes, flores campestres e alguns materiais recicláveis são outros dos componentes que por estes dias transmitem uma "cor primaveril" às principais ruas de Valença, revivendo desta forma, explica o município, "a mais antiga festa de celebração da primavera e do novo ano agrícola".
"Uma expressão viva da tradição e cultura popular que Valença está a recuperar", assume o executivo liderado por Jorge Mendes.
in Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário