terça-feira, 3 de abril de 2012

Valença Ponto das Peregrinações a Santiago


Valença foi o ponto de pernoita de um grupo de 26 peregrinos da Associação Teatro Construção de Joana, Famalicão, para Santiago de Compostela, hoje, terça-feira, 3 de Abril.

      Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Em Valença sente-se o espírito dos Caminhos de Santiago. Na ponte internacional sente-se a magia de estar com  um pé em Portugal e outro em Espanha, numa paisagem única com a Fortaleza atrás e a catedral de Tui em frente”.

Este grupo está a peregrinar desde Ponte de Lima até Santiago  de Compostela, no Caminho Português e é um dos muitos grupos que este ano tem feito este traçado secular.
Os Caminhos de Santiago são uma das marcas da identidade da cidade de Valença ponto de passagem e de confluência do Caminho Central e do Caminho da Costa, respeitantes ao Caminho Português para Santiago de Compostela.  Em Fontoura o Senhor dos Caminhos e o Cruzeiro Setecentista com o cajado e a vieira, em Cerdal a ponte romano/medieval, em Arão o lugar de Albergaria e em Valença a Praça-Forte, a Pedra Jacobeia do Cais e a Ponte Metálica Internacional, são marcas da história e simbologia jacobeia em Valença, associadas a muitas lendas como a da Rainha Santa Isabel e da Fonte Santa.
O Albergue de São Teotónio, em Valença, é um espaço de apoio e acolhimento aos peregrinos para Santiago e para Fátima referência nos caminhos de peregrinação. Este espaço recebeu em 2010, 4987 peregrinos e em 2011, 3057. A estes números acrescem os muitos grupos que pernoitaram noutros espaços municipais e os que escolheram Valença como início da sua peregrinação até Santiago.
O grande volume de peregrinos é português seguido, pelos espanhóis,  franceses, italianos e brasileiros, sendo possível encontrar, ainda, australianos, coreanos, mexicanos e sul-africanos, entre outras nacionalidades.
75 % dos peregrinos fazem o percurso a pé, 20% em bicicleta e 5% por outros meios.

Sem comentários:

Enviar um comentário