sexta-feira, 16 de novembro de 2012

1º Orçamento Participativo de Valença recolheu mais de 200 sugestões


Pela primeira vez o Orçamento Municipal de Valença será elaborado com base na oscultação popular e de todos os serviços municipais. Os valencianos participaram diretamente na definição das prioridades de investimento para 2013.
O Município de Valença realizou o 1º Orçamento Participativo, um processo de democracia participativa que reforça os princípios e compromissos da autarquia com a aproximação da administração ao cidadão.
O presidente da Câmara ouviu a população, em sessões de esclarecimento e recolheu sugestões, em todas as freguesias do concelho. Explicou o que é um orçamento municipal, justificou os investimentos já realizados, apresentou as intenções de investimento para 2013 e sobretudo ouviu as sugestões e propostas dos valencianos para o concelho e as suas freguesias.
A adesão da população foi importante, foram apresentadas mais de duas centenas de sugestões. Uma consulta que se alargou a todas os serviços municipais, com a recolha de propostas, serviço a serviço.
As propostas recolhidas estão agora a ser analisadas para, pela primeira vez, se realizar um orçamento municipal construído verdadeiramente por todos, procurando mais eficiência e investimentos adequados às necessidades da população. 
Para Jorge Salgueiro Mendes, é um dever seu informar os valencianos de onde provem as verbas municipais e como são investidas e considerou “A participação dos valencianos é fundamental para ajudar a definir prioridades e necessidades e os contributos recolhidos nas sessões deste Orçamento Participativo vão permitir elaborar um orçamento municipal pensado por todos e para todos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário