Com o objetivo de preservar uma tradição agrícola do concelho, a Câmara Municipal de Valença está a preparar a classificação dos perícos dos santos, peras pequenas típicas desta região e colhidos nesta época.
O autarca confirma o interesse de jovens empresários em rentabilizar este fruto autóctone através de compotas e outros produtos.
Contudo, Jorge Mendes sublinha que este processo encontra-se numa fase embrionária e que se revela longo e complicado pelo que, numa primeira etapa, o executivo vai iniciar uma jornada de divulgação, projeção e sensibilização dos perícos.
A ideia é rentabilizar as potencialidades deste fruto, inovando e permitindo uma atividade comercial “com futuro”.
O presidente da autarquia valenciana explica que a área de produção agrícola em estufa tem vindo a crescer no concelho, recordando que a dos kiwis é já considerada como a maior da região Norte.
Jorge Mendes ressalva o impacto em termos de empregabilidade bem como de movimentação comercial.
Os contornos da classificação dos perícos ainda estão a ser alinhavados entre autarquia e jovens agricultores interessados.
Não deixar cair no esquecimento e até constituir uma atividade comercial ligada a estas peras mais pequenas típicas da região é um objetivo a médio/
longo prazo.
Recorde-se que existe uma Feira dos Perícos dos Santos que decorre na freguesia de Cerdal, Valença, a 01 de Novembro, junto à Capela de São Bento.
Sem comentários:
Enviar um comentário