quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Valença dá a Conhecer História Militar


A Casamata Abobadada, das Portas do Meio, na Fortaleza, foi transformada em espaço interpretativo da história militar medieval de Valença, com réplicas de armamento da época.
Uma réplica de uma catapulta medieval, em tamanho real, é o grande atrativo deste espaço. A catapulta era um mecanismo, com uma espécie de braço, para lançar projéteis de certa dimensão, nomeadamente pedras, aos exércitos invasores, ou nos tempos de conflito com Espanha, para a fortificação de Tui. 
Réplicas de armas de combate corpo-a-corpo e de hastes enriquecem esta amostra, em especial as espadas, os manguais e punhais, ou as lanças e as bestas. 
As bandeiras e os estandartes medievais completam esta mostra que pretende proporcionar uma viagem pela história militar medieval de Valença.
A Fortaleza de Valença, hoje, evocativa do sistema abaluartado e com mais de  5 Km's de extensão de muros apresenta, ainda, muitas marcas dos tempos medievais com, destaque para as Portas da Gaviarra e a cisterna, as Portas do Açougue ou Afonsinas, a Igreja de Santa Maria, ou a Igreja de Santo Estêvão onde são visíveis alguns elementos arquitetónicos da antiga Igreja medieval, sendo detetáveis, também,  alguns vestígios  de  muralha.
Para Jorge Salgueiro Mendes “A Fortaleza de Valença é um museu vivo e este novo espaço vem enriquecer a interpretação e o conhecimento sobre uma época importante da fortificação valenciana.”
Esta mostra permanente pode ser visitada de segunda a sábado, entre as 9h00 e as 17h00. O acesso é gratuito.

Sem comentários:

Enviar um comentário