terça-feira, 6 de novembro de 2012

Valença Recorda o Aviador Lindbergh


A exposição temática “Valença e o Aviador Charles Lindbergh” recorda a figura do grande aviador norte-americano e a sua amaragem, em Valença,  em 1933, até 10 de Dezembro. Uma mostra, no Núcleo Museológico, que envolve os aficionados valencianos pela aviação e o Centro Escolar de Friestas. 
No Núcleo Museológico está patente ao público uma mostra evocativa deste grande figura da aviação, com painéis temáticos, sobre a sua amaragem, em Friestas, bem como réplicas de vários aviões históricos e materiais relacionados como gorros, capacetes, óculos e fatos. Um avião ultra-leve bilugar de 1ª geração, de um aficionado local recria espírito e a paixão dos valencianos pela aviação, neste espaço museológico. 
Para 12 de novembro, está programado um passeio pedonal, a  partir das 10h00, até ao local de amaragem de Lindbergh, com os alunos do Centro Escolar de Friestas. Os jovens alunos de Friestas vão, ainda, participar num atelier de elaboração de aviões de papel, bem como na recolha de testemunhos junto dos familiares, com memórias deste episódio ocorrido há 79 anos. 
Em 13 de novembro de 1933 o famoso aviador americano Lindbergh, ao tentar realizar a sua viagem de Genebra a Lisboa, viu-se obrigado a amarar, perto da Insua do Crasto, no rio Minho, na freguesia de Friestas, por falta de gasolina e devido às más condições atmosféricas. Prontamente socorrido pela população local ficou para sempre associado ao imaginário popular de Friestas e das freguesias ribeirinhas próximas. Recordando a efeméride foi erigido em 1997 um monumento evocativo pelo artista friestense Alípio Nunes, em 1997.
Charles Lindbergh foi uma das grandes figuras da aviação de sempre e notável contador de históirias, com a obra “The Spirit of St. Louis” ganhou o prémio Pulitzer.

1 comentário:

  1. Prezado blogue ValençaInfo, tropecei por acidente nesta história e acabei por encontrar um episódio adicional da inesquecível passagem do casal Lindbergh pelo rio Minho.
    Passem por http://ecosferaportuguesa.blogspot.pt/2013/03/como-reuters-e-o-dl-acordaram-o-aviador.html e digam de vossa justiça.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar