terça-feira, 20 de novembro de 2012

Gestão das piscinas municipais partilhada com vizinhos galegos em 2013


A gestão das piscinas municipais de Valença deverá passar a ser feita em conjunto com a autarquia de Tui, Galiza, já em 2013, disse à agência Lusa o autarca local.
Segundo Jorge Mendes, esta proposta surge pelo facto de mais de metade dos 100 mil utilizadores anuais das piscinas de municipais de Valença serem oriundos da Galiza.
Além disso, Valença e Tui constituíram em 2012 a segunda eurocidade entre Portugal e Espanha, e a localidade galega não dispõe de qualquer equipamento do género.
"A gestão conjunta será uma realidade no próximo ano e envolverá não só a partilha de custos, como a tomada de decisões e, se houver necessidade, eventualmente a contratação de trabalhadores espanhóis. E não apenas pedir dinheiro a Tui para gerir as piscinas", explicou o autarca português.
Nesta altura, estão já em fase final de conclusão os estudos que permitirão apontar os custos financeiros de gestão que serão suportados por cada um dos municípios, sabendo-se que o "custo social" das piscinas ascende anualmente a cerca de 150 mil euros.
"Na prática, estamos a falar do défice que temos entre as receitas geradas pelas piscinas e os custos que apresenta, o qual acreditamos ser possível reduzir em breve até aos 100 mil euros anuais", apontou ainda Jorge Mendes.
No âmbito desta gestão partilhada entre Valença e Tui, que como "projeto-piloto" conta com o apoio do Governo Regional da Galiza, está previsto que um elemento da autarquia espanhola assuma representação, não remunerada, na administração das piscinas, além da repartição do "custo social" do equipamento entre os dois municípios.
"Temos tido reuniões também com o Governo Regional, a última das quais a 15 de novembro, e estão muito entusiasmados. Entendem que o projeto poderá ser alargado a outros municípios da fronteira", sublinha o autarca.
Em agosto deste ano, o Governo galego anunciou a implementação de um projeto europeu de cooperação transfronteiriça prevendo a "gestão partilhada" e "mais racional" dos recursos em comum com o norte de Portugal.
Como exemplo, foi apontado o eixo constituído entre A Cañiza e Arbo (Galiza) e Melgaço. Neste espaço, dois importantes espaços desportivos e de lazer poderiam ter uma gestão comum, nomeadamente do Camping Municipal "Carballo do Marco" e do Centro de Estágios de Melgaço.
A gestão comum entre a Área Panorâmica de Tui, Centro Desportivo de Porriño e as Piscinas Municipais e Court de Ténis de Valença foi outra das situações apontadas.
As autoridades galegas admitem que se este modelo "der resultado" a gestão conjunta de equipamentos transfronteiriços poderá "avançar para uma fase mais sólida" e ser alargada a outras áreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário