domingo, 12 de agosto de 2012

Comboio, caixão e até um papamóvel... tudo desce o rio. Prova em Valença juntou 30 embarcações originais


Cerca de 150 aventureiros desceram este domingo o rio Minho, em Valença, numa prova com uma particularidade. Apenas podiam participar embarcações construídas com boias, como flutuantes, e muita imaginação. 
O cenário do rio nesta tarde de domingo foi, por isso, bem diferente do habitual. De comboios improvisados, a caixões e até um papamóvel, vários foram os objetos a fazer um percurso de dois quilómetros, que levou mais de duas horas a cumprir, escreve a Lusa. 
Visíveis eram ainda as dificuldades dos tripulantes para manter o ritmo e, sobretudo, o equilíbrio, nesta prova onde o ingrediente principal era a diversão. 
A prova envolveu aventureiros de Valença, Monção e Viana do Castelo. Participaram trinta embarcações, onde nem faltou um papamóvel com um «suposto» Papa a saudar os fiéis. 
«Perdi a conta às pessoas que saudei nas margens, fui um verdadeiro Papa, mas com dificuldades de equilíbrio», admitiu à Lusa Miguel Mendes, que liderou uma tripulação de cinco pessoas.
A criatividade e originalidade destas embarcações, assim como as peripécias proporcionadas ao longo da viagem, serviram para a organização escolher os cinco primeiros classificados, entre outras distinções.
Esta é já a oitava edição da prova, que se realiza a cada dois anos, desde 1994. Uma iniciativa da Associação Desportiva de Verdoejo, Valença, para angariar verbas para as atividades previstas para todo o ano.
Em 2014, a organização quer receber as primeiras inscrições de aventureiros galegos, os mesmos que este ano encheram as margens do rio Minho para assistir à prova.
in TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário