Apesar do conhecimento de vários encontros sobre peregrinação, o Espaço Jacobeus em parceria com a Iacobus da Galiza decidiram promover, de 28 a 30 de Setembro, o Fórum Peregrino, em que o peregrino vai assumir o papel de protagonista.
O local escolhido para esta primeira experiência foi a Eurocidade Valença-Tui pelo caráter internacional que confere aos Caminhos de Santiago de Compostela.
A ideia é criar um espaço aberto de encontro e de diálogo entre peregrinos de diferentes lugares, e uma oportunidade para uma reflexão em voz alta sobre a peregrinação jacobeia e o Caminho de Santiago.
Amaro Franco, presidente da associação portuguesa, explica que faz falta auscultar as preocupações, dúvidas e anseios de quem percorre estes aminhos.
Perspetivando a participação de uma centena de peregrinos, no Fórum irão ser debatidos quatro temas, que serão escolhidos pelos próprios participantes aquando a sua inscrição.
Mais do que um evento teórico, no final será apresentada a Carta do Fórum peregrino, documento que reunirá as conclusões de cada tema exposto.
Amaro Franco pormenoriza a importância de debater a motivação de peregrinar, o caminho como itinerário ou a catedral como meta, a hospitalidade ou alojamento, a credencial ou Compostela e a assistência ao peregrino.
A ideia surgiu como forma de celebrar o 25º aniversário da declaração do Caminho de Santiago como primeiro itinerário cultural europeu e também de adiantar as comemorações da descoberta do sepulcro do Apóstolo, agendadas para 2013.
A continuidade deste fórum ainda tem que ser analisada, mas Amaro Franco acredita que pode conhecer outras edições, dado o feedback positivo da crítica e da réplica da iniciativa noutras localidades do país.
Diariamente chegam a Santiago de Compostela mais de mil peregrinos por dia, mais estrangeiros do que portugueses. O presidente do Espaço Jacobeus classifica este ano como “extraordinário”.
Amaro Franco diz que este aumento deve-se às melhores condições dos caminhos portugueses de peregrinação, e cuja tendência é para continuar a ser elevada.
Contudo, lamenta a falta de sensibilidade das autoridades. Apela ao governo português “para olhar com outros olhos e com outros modos para a parte turística e sua consequência na economia local”.
O I Fórum peregrino está agendado para os dias 28, 29 e 30 de Setembro, na Eurocidade Valença-Tui. Os idiomas oficiais são o português e o espanhol.
A organização trabalhou para que, em ano de crise, o custo da participação neste evento fosse o mais económico possível, proporcionando pacotes de inscrição e alojamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário