quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tasquinhas em Valença Com “Sabores da Aldeia” Petiscos e Pratos Tradicionais

As Tasquinhas - “Sabores da Aldeia”, regressam a Valença no fim de semana de 17 a 19 de abril, na Coroada – Fortaleza. Um convite a saborear os petiscos e os pratos tradicionais da genuína gastronomia valenciana.
Nos petiscos os enchidos, o presunto, o bolo do tacho, as pataniscas de lampreia, a orelha de porco, as belouras e tantas outras iguarias. Nos pratos os celebres manjares de bacalhau, o anho,  o cabrito,  o porco no espeto, o Caldo Verde de Valença, uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal e tantos outros menus tradicionais para saborear. Acompanham a doçaria tradicional e os bons vinhos verdes de Valença, num convite irresistível a descobrir os sabores e encantos da gastronomia local.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em colaboração com as juntas de freguesia e associações do concelho, que se empenham em mostrar o riquíssimo património gastronómico, tradicional e característico de cada uma delas.
Três dias em que o ambiente será o ideal para almoçar, jantar, petiscar e deliciar-se com vários pratos tradicionais, e ainda divertir-se com o variadíssimo programa de animação popular. O Grupo 6tàs9, Zézé Fernandes, as arruadas de bombos e um festival folclórico com os agrupamentos valencianos darão as notas da animação musical do certame  recheado de tradição.
“Sabores da Aldeia” completa-se com a Feira de Artesanato e Produtos Locais, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, onde será possível apreciar e adquirir produtos como os vinhos de Valença, os fumeiros, a broa de milho, a doçaria tradicional, produtos do campo e artesanato local.
Esta é uma oportunidade única para fazer um roteiro gastronómico singular e genuíno pelos sabores mais tradicionais de Valença.
Os pratos e tapas apresentados resultam de receitas antiquíssimas, recolhidas na antigas cozinhas fartas dos lavradores que apuraram, durante séculos, pratos únicos, com produtos locais.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Valença tem autênticos tesouros gastronómicos o que tem permitido afirmar-se como um destino  de sabores de eleição na região”.

Sem comentários:

Enviar um comentário