As Tasquinhas dos “Sabores da Aldeia” já estão preparadas para acolher o Festival Gastronómico de Valença que decorre na cidade, este fim de semana, entre 17 e 19 de abril, com petiscos, pratos, sobremesas tradicionais e vinhos do concelho.
Em Petisco ou em prato será possível descobrir os sabores locais mais genuínos dos enchidos, do presunto, do bolo do tacho, das pataniscas de lampreia, da orelha de porco, das belouras, dos manjares de bacalhau, do anho, do cabrito, do porco no espeto, do Caldo Verde de Valença, uma das 7 maravilhas gastronómicas de Portugal e tantas outras iguarias.
Na doçaria tradicional o destaque vai para as sopas secas, o arroz doce, as rosquilhas e os papudos, as rabanadas e as papas de farinha de milho.
“Sabores da Aldeia” completa-se com a Feira de Artesanato e Produtos Locais, no Jardim das Amoreiras, na Fortaleza, onde será possível apreciar e adquirir produtos como os vinhos de Valença, os fumeiros, a broa de milho cozida no tradicional forno a lenha, a doçaria tradicional, os licores e compotas e o artesanato local.
Sabores da Aldeia é a montra de receitas seculares que surgiram nas cozinhas fartas dos lavradores apuradas durante séculos e que geraram pratos únicos, com produtos locais, muitos celebrizados, hoje, na restauração valenciana.
Séculos a apurar o gosto e as receitas, a fronteira e a Fortaleza de valor mundial, o comércio tradicional, o verde do Minho refletidos nos Sabores da Aldeia, com um amplo programa de animação e entretimento, fazem de Valença o destino gastronómico privilegiado do próximo fim de semana.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença em colaboração com as juntas de freguesia e associações do concelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário