terça-feira, 13 de março de 2012

Apresentação Pública Programa Local de Promoção da Acessibilidade



A Câmara Municipal de Valença apresenta o Programa Local de Promoção da Acessibilidade, 15 de Março, às 17h30, na Biblioteca Municipal de Valença. Valença coloca-se na linha da frente como terra pioneira, em Portugal, em matéria de acessibilidades.
Valença continua a projetar um município Acessível para Todos, com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidadãos: aos que residem, trabalham ou o visitam. O programa tem por objetivo construir um Território para Todos e dar continuidade ao programa “Portugal mais Acessível” lançado pelo Governo Português. 

        Jorge Salgueiro Mendes, “Valença é uma cidade que cresce de forma sustentável, inovadora, focada nas pessoas e preocupada com as acessibilidades”.

A aprovação da candidatura de Valença ao programa R.A.M.P.A. (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), conseguida pela autarquia, permitirá ao concelho dar continuidade às práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade, reforçando o trabalho já efetuado.
Este plano reveste-se de especial importância para o Município de Valença, que pretende ser, cada vez mais, acessível para munícipes e visitantes independentemente das suas capacidades de locomoção – com o objetivo da eliminação de barreiras arquitetónicas, urbanísticas e psicológicas, projetando e construindo um território mais democrático.
A Câmara Municipal vai desenvolver este plano estratégico, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, desenvolvendo a  sensibilização, a formação e participação, envolvendo populações, associações e entidades locais.
O programa RAMPA é multidisciplinar, aborda o espaço público, equipamentos, transportes, design, comunicação e infoacessibilidade através do desenvolvimento de estudos especializados em acessibilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário