A Lampreia do Rio Minho vai estar em destaque na Mostra Gastronómica “Sabores da Lampreia”, na comunidade piscatória de São Pedro da Torre, em Valença, entre 17 e 18 de Março, numa iniciativa da Câmara Municipal.
Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Lampreia no Forno, Lampreia Recheada e Lampreia Seca são as formas possíveis de saborear nesta mostra gastronómica. Como prato alternativo os tradicionais Rojões minhotos.
Os sabores genuínos da lampreia do rio Minho, considerada a melhor do mundo, vão ser confecionados e apresentados nas formas mais tradicionais que os pescadores de Valença se habituaram, desde sempre, a preparar. Valença apresenta, assim, um convite irresistível para desfrutar os deliciosos sabores da Lampreia, que por cá tem um sabor único, preparada por mãos sábias e heranças antigas.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Esta feira gastronómica é uma oportunidade para os amantes da lampreia saborearem as muitas formas de apresentar este prato”.
Os bons vinhos verdes e as mais singulares sobremesas tradicionais vão fazer as delicias dos comensais.
A mostra começa sábado, 17 de Fevereiro, com uma conferência do Biólogo Carlos Antunes, sobre a Lampreia, na sede da Junta de São Pedro da Torre, às 10h00.
Durante a tarde está programada uma Redada, com a recriação da pesca da lampreia, às 15h30, no Cais do Rio Minho.
No domingo está programado um Show Cooking, às 11h00, com a demonstração de todo o processo de preparação da lampreia.
A animação musical dará cor e alegria à mostra com espetáculos no sábado à noite e no domingo à tarde.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e Comissão de Festas de São Pedro da Torre.
Sem comentários:
Enviar um comentário