terça-feira, 13 de março de 2012

A Implantação Comercial e Industrial em Valença no séc. XIX e XX


Valença está a reviver a implantação comercial e industrial do séc. XIX e XX com uma exposição inédita, sobre as casas comerciais e unidades industriais antigas e emblemáticas, nos espaços museológicos e casas comerciais até 27 de Maio.
Núcleo Museológico Municipal, Museu do Bombeiro, Museu Ferroviário, Casa Toga e Casa 5 Minutos são os espaços que dão corpo a esta mostra que remete para os momentos marcantes da implantação das emblemáticas casas comerciais e unidades industriais em Valença.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, Esta é uma exposição original e única que, pela primeira vez, mostra a história fantástica do comércio e da industria valenciana e conta a vida e obra de muitas gerações”.
No Núcleo Museológico é possível apreciar as origens das emblemáticas unidades industriais de Valença, da época, como a Sociedade Artística, Fábrica da Borracha, Têxteis Durães, Chocolates Farruco e Tipografia O Valenciano. Neste Museu está, ainda, um espaço dedicado às casas bancárias como a Casa 5 Minutos e Casa Condessa, estabelecimentos com estatuto de banqueiros. Um interessante fundo documental, do Arquivo Municipal, apresenta autos de vistoria, alvarás, cadastros, relações de azenhas, moinhos, fábricas de moagem, pedreiras e muitas outras informações.
O Museu do Bombeiro apresenta réplicas do gabinete da modista, do latoeiro, do barbeiro, do sapateiro e uma mercearia com os produtos da época.
A Casa Toga, na Praça da República – Fortaleza, associa-se a esta mostra com uma exposição dos produtos que marcaram o séc. XIX e inícios do XX. Esta é a única casa comercial que mantém intacta a sua estrutura original.
O Museu Ferroviário remete-nos para a chegada do comboio a Valença, a construção da nova ponte internacional Valença / Tui com uma mostra sobre a ferrovia.
A par dos vários pólos de exposição decorrem visitas guiadas à Sociedade Artística e à Casa 5 Minutos, um edifício emblemático da avenida Miguel Dantas, uma casa comercial que atravessou gerações. Apreciar a sua fachada e a sua história é conhecer as origens do crescimento urbano e comercial para fora da Fortaleza.

A Implantação Comercial e Industrial em Valença, no séc. XIX e XX – Entrada Livre
Núcleo Museológico Municipal (segunda a sexta 9h às 17h e sábado 9h/12h30 e 13h30/17h)
Museu do Bombeiro (segunda a sexta 9h/12h30 e 13h30/17h e sábado 9h/12h30 e 13h30/17h)
Casa Toga (horário do comércio)
Casa 5 Minutos (visitas guiadas por marcação)
Tlf. 251806020

Sem comentários:

Enviar um comentário