segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Amaya Guterres protagonista na Revista Caras

Aos 34 anos, a ‘chef’ da Quinta do Prazo tem vindo a revelar-se num mundo tradicionalmente de homens. Casada e com quatro filhos, divide-se entre a cozinha e a família.
Filha de mãe espanhola e pai português, Amaya  Guterres cresceu, conta, “entre tachos e panelas”, no restaurante dos pais, em Valença. Desde cedo percebeu a sua vocação, formando-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto em Cozinha e Pastelaria. Com 18 anos mudou-se para Paris, para estudar Organização de Eventos e Catering na Escola Superior de Cozinha Francesa Ferrandi. Seguiram-se estágios em França e Espanha antes de regressar a Portugal para trabalhar no Solinca Catering, no Porto. Hoje, aos 34 anos, é proprietária e chef na Quinta do Prazo, em Valença, formadora na Escola Profissional do Alto e o ‘rosto’ da marca Prochef Woman. Casada com Paulo Fonseca há dez anos, Amaya Guterres tem quatro filhos, Diogo, Ricardo, Paulo e Martim.
O Livro - "Inés del Alma Mía”, Isabel Allende
Embora seja um romance, muitos dos episódios são factos históricos. É um livro bastante interessante para percebermos o papel de mulheres como Inés Suárez, que teve uma acção fundamental na conquista do Chile no séc. XVI. A sua coragem e determinação foram essenciais na libertação da mulher nos séculos que se seguiram. Um belo exemplo para todas nós!
O Filme - "ET”, Steven Spielberg
Tinha cinco anos quando o vi e sem dúvida que me marcou. É, indiscutivelmente, uma história comovente de amor e amizade. Há pouco tempo voltei a vê-lo, desta vez com os meus filhos, e foi giro ver como o filme provocou neles exatamente a mesma reação que em mim há quase 30 anos!
O CD - "Heavy Cross”, Gossip
Gosto especialmente da frontalidade das músicas e da voz agressiva e desconcertante da vocalista. É a prova viva de que a beleza se manifesta nas pessoas de formas muito diferentes…
O Restaurante - Casa Marcelo
Um restaurante fascinante, em Santiago de Compostela. A carta compõe-se apenas de um menu de degustação que muda conforme a vontade e o estado de espírito do chef Marcelo. A cozinha é no meio da sala, e muitas vezes são os próprios cozinheiros que servem à mesa. É um conceito muito vanguardista, mas que lhe valeu uma estrela Michelin.
O Museu - Louvre
Estudei em Paris e, como estava sozinha  na cidade, ocupava os tempos livres a passear. O Louvre é um lugar magnífico, onde a cultura e a beleza se unem de forma fascinante.
O Concerto – Angélico
Devido à amizade que nos unia, assisti a muitos dos seus concertos e guardo na memória momentos inesquecíveis. A energia e a paixão que sentia pela música eram contagiantes.
in revista Caras

Sem comentários:

Enviar um comentário