O novo arquivo municipal de Valença tem de estar concluído até final do ano. De acordo com o presidente da câmara municipal, Jorge Mendes, o prazo está estabelecido e indica que, em Dezembro, a obra tem de estar pronta. No total, estão a ser investidos cerca de 800 mil euros.
Recorde-se que o futuro arquivo municipal ficará instalado na fortaleza valenciana, na Rua Direita, sendo o resultado da adaptação e transformação de um antigo edifício que, em tempos, terá sido um espaço cultural, um “multiusos” e o berço da antiga assembleia municipal.
Agora, neste espaço histórico e emblemático da cidade, o executivo quer instalar o arquivo, mas também uma sala de leitura pública e de exposições.
Na nova estrutura será, ainda, colocado um Balcão Único, um serviço onde os munícipes poderão obter esclarecimentos e tratar de qualquer assunto. Trata-se de um serviço que pretende “agilizar” os procedimentos administrativos.
Entretanto, o empreiteiro e o executivo valenciano acordaram a extensão da obra por mais 60 dias para a conclusão da empreitada, sem “qualquer encargo para o município”.
O novo arquivo municipal de Valença deverá estar operacional no início de 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário