quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Valença Mais perto do Rio


A Câmara Municipal de Valença tem vindo a potenciar um  melhor aproveitamento das riquezas naturais e turísticas do Rio Minho. Limpeza, intervenção e dinamização de vários espaços e a organização e apoio de eventos singulares tem aproximado a comunidade, cada vez mais, do rio e afirmado as suas imensas potencialidades.
O Parque de Lazer de Friestas, a Pesqueira de Ganfei e a Marginal da Senhora da Cabeça são três dos espaços que levam os valencianos e turistas até ao rio. A nova ciclovia, que já liga a Ecopista à Marginal da Senhora da Cabeça e circunda a Fortaleza, vem reforçar esta aposta. Mas o rio é, também, um espaço privilegiado para eventos como a Semana do Rio, a Descida das  Boias, a Festa da Savelha, a Festa da Lampreia, ou a Travessia Internacional a Nado que se aproxima.
Parque de Lazer de Friestas
A zona de lazer da Foz do Rio Manco, em Friestas, com o seu extenso areal, o parque de merendas, as frondosas sombras, o trilho pedestre e o bar de apoio atraíram milhares de locais e turistas nesta época de verão.  O bar de apoio este ano foi dinamizado pela União Desportiva Friestense. Um espaço que foi um destino de eleição este verão praticamente todos os dias repleto de banhistas.
Pesqueira de Ganfei
A zona de lazer da pesqueira de Ganfei, com o seu extenso relvado, as frondosas sombras, a emblemática  pesqueira, o parque de merendas e o bar de apoio atraíram muitos visitantes para passarem dias idílicos junto ao rio. O bar de apoio, este ano, foi dinamizado pela Associação Recreativa e Cultural das Azenhas. A pesca desportiva e os passeios de barco tornam este local uma referência atrativa na época de verão.
Marginal da Senhora da Cabeça
A emblemática marginal da Senhora da Cabeça é cada vez mais ponto de paragem para as caminhadas de fim de tarde, os amantes do cicloturismo, a pratica de diversos desportos náuticos e o desfrute dos bons ares do rio. 
Uma intervenção de limpeza de fundo, com desmatação permite, hoje, caminhar pelo meio da natureza, numa pista com todas as condições e apreciar o rio, a floresta ripicola das margens e as artes de pesca tradicional de Cristelo Côvo.
Nova Ciclovia de Valença
Em fase avançada de execução de obra a nova ciclovia vai permitir, em breve, a extensão da Ecopista  do Rio Minho até à Marginal da Senhora da Cabeça permitindo a pratica das mais diversas atividades de lazer, sempre em contato com o nosso emblemático rio.
Semana do Rio e Descida das Boias
O incentivo aos desportos náuticos tem sido uma das grandes apostas desportivas da Câmara Municipal. A Semana do Rio, em Cristelo Côvo, a Descida das Boias de Verdoejo, a Festa da Savelha, em Ganfei, a Festa da Lampreia, em São Pedro da Torre, potenciam cada vez mais um melhor aproveitamento do rio e das suas inúmeras potencialidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário