terça-feira, 26 de novembro de 2013

ESCE CELEBROU 12º ANIVERSÁRIO

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), sedeada em Valença, comemorou no passado dia 12 de novembro o seu 12º aniversário, numa sessão solene que contou com as presenças de João Paulo Vieito, Diretor da Escola, Rui Teixeira, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Jorge Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, e Carlos Monteiro, Presidente da Associação de Estudantes.
O aniversário da Escola foi, como já é hábito, o momento escolhido para o reconhecimento dos melhores estudantes do ano anterior, que deixaram a sua marca no passeio da “ESCElência” e que lançaram assim o mote para uma “reflexão profunda sobre o caminho percorrido pela Escola nos seus doze anos de existência, ao nível da formação de profissionais no domínio das ciências empresariais”, explicou a propósito o Diretor, João Paulo Vieito.
Este ano, as marcas foram protagonizadas pelos alunos João Carlos Gomes Teixeira, melhor licenciado em Informática de Gestão, Tiago Silva Pereira, melhor licenciado em Gestão da Distribuição e Logística, Inês de Araújo Gonçalves, melhor licenciada em Contabilidade e Fiscalidade e Anthony Daniel Sanchez de Passos, melhor licenciado em Marketing e Comunicação Empresarial.
A iniciativa contou ainda com a apresentação do projeto “Marca 100% Alto Minho”, por Mónica Quintas e por José Diogo da Exertus Consultores.
eguiu-se o aguardado momento comemorativo, com os Parabéns à ESCE. O dia 12 encerrou com a participação do grupo de fados “Fados & Tal” que proporcionou momentos muito portugueses com fados de Coimbra e de Lisboa.
Para assinalar a efeméride, a ESCE-IPVC organizou a “XII Semana Cultural ESCE/IPVC”, que decorreu na mesma semana, entre os dias 11 e 14 de novembro.
No primeiro dia (11 de novembro), foram entregues, logo pela manhã, as sobremesas para o “Concurso de Doces”, que terminou à noite com a divulgação dos vencedores. Concorreram a esta atividade 26 sobremesas, que foram degustadas por todos os participantes do jantar de convívio e do magusto que contou com a participação de mais de 80 pessoas.
O primeiro lugar foi atribuído à funcionária Paula Andrade que apresentou “Brigadeiros”, o segundo lugar foi atribuído ao docente Carlos Barros que concorreu com o “Bolo de Inverno” e a terceira posição foi para o aluno Luís Madama que concorreu com um semifrio de “Bolacha”.
Ainda pela manhã teve início o “ESCE-a-gram” que levou todos os participantes para o caminho da aventura pela cidade de Valença. Os vencedores foram Ana Maria Patrulescu, com o honroso primeiro lugar, Alexandre Rodrigues, em segundo lugar, e Beatriz Martins que ficou classificada na terceira posição.
Já no início da tarde tiveram início os torneios de futebol masculino e feminino cujas equipas vencedoras foram “Os Touços” e as “Nóstemel”.
Já o dia 13 de novembro foi dedicado aos alunos recém-chegados à ESCE/IPVC, e o início do dia foi marcado pela celebração da “Missa do Caloiro”, que decorreu na Capela Nossa Senhora de Fátima, no edifício da Escola. Já da parte da tarde os alunos fizeram o “Batismo do Caloiro”, na Fonte da Vila. A noite foi dedicada ao teatro e à peça “Mas afinal quem és tu, ó Dona Maria da Fonte”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
A 12ª semana cultural da ESCE-IPVC terminou com “A Magia da Matemática”, iniciativa que já vai fazendo tradição. Os alunos do 4º ano do agrupamento Muralhas do Minho tiveram mais uma vez a oportunidade de participar numa atividade desenvolvida na ESCE, enquadrada na semana de comemoração do seu aniversário.
Este ano, a atividade foi dedicada à Matemática e à forma como esta pode ser utilizada na magia. Entre risos e palpites os alunos foram percebendo que propriedades matemáticas simples podem ser utilizadas para criar truques e ilusões.
Os mais de sessenta alunos, acompanhados por três professores, mostraram interesse e dinamismo, contribuindo ativamente para o sucesso desta sessão.
Segundo Filipe Carvalho, Docente da ESCE-IPVC, promotor desta iniciativa, “são atividades como esta que permitem difundir não só a ciência como também a cultura”, acrescentando ainda que “é sempre um enorme prazer observar a forma como os professores se envolvem na educação dos seus alunos e o entusiasmo que estes mostram pelas atividades propostas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário