terça-feira, 5 de novembro de 2013

Núcleo Museológico de Valença atinge os 100 mil Visitantes

O Núcleo Museológico de Valença recebeu o visitante 100 mil, em 1 de novembro, quase cinco anos depois de ter aberto ao público, no espaço da antiga Moradia Regia, na Fortaleza.
Um valor significativo que reforça o interesse crescente da oferta patrimonial e cultural de Valença junto dos 10 mil visitantes dia (media anual) que a Fortaleza recebe. Hoje, a Fortaleza, candidata a Património Mundial, os espaços museológicos, os valores patrimoniais extra-muros, a Ecopista, a rede de trilhos pedestres e  as atividades culturais regulares, são um complemento ao emblemático comércio tradicional e à diversificada oferta gastronómica. Exemplo dos novos mercados turísticos são os grupos de turistas de cruzeiro que semanalmente visitam Valença.
A Câmara Municipal vai reforçar a oferta de serviços aos turistas com aposta crescente em eventos emblemáticos, novos guias multimédia, espaços de interpretação da Fortaleza e promoção junto dos novos mercados emissores de turistas.
A visitante 100 mil foi Cristina Ramos, uma algarvia, com raízes no Alto Minho, a residir na Tunísia onde o marido cumpre as funções de Embaixador de Portugal.  Cristina Ramos é uma conhecedora da Fortaleza de Valença e apreciadora do nosso comércio tradicional e da nossa restauração, em especial dos pratos de bacalhau.
O Núcleo Museológico é um espaço que guarda e interpreta a memória histórica de Valença e é uma referência, de visita obrigatória, para quem passa pela Fortaleza.
O espaço é constituído por uma Sala de Exposições Temporárias, no rés-do-chão, onde 25 exposições temáticas já aprofundaram e mostraram as facetas mais marcantes e singulares da história valenciana.
No piso superior, a sala da Fortificação Medieval, com uma maqueta à escala tem proporcionado muitas aulas de história aos alunos valencianos e das mais diversas proveniências, sobre a época medieval e a história e arquitetura militar.
Na sala de Arqueologia a rica Proto-história, a Idade da Pedra, a Arte Rupestre, a época Romana e a Idade Média em Valença apresentam réplicas de gravuras rupestres, de pelourinhos e peças originais de cerâmica e uma lápide romana, encontrada em Valença.
O Núcleo Museológico disponibiliza, ainda, serviço de visitas guiadas e tem organizado um conjunto de visitas noturnas temáticas ao encontro dos principais valores e momentos da história da Fortaleza, 
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “Este significativo número de visitantes reflete a atratividade do espaço e da história de Valença, mas também reconhece o grande esforço promocional da oferta cultural e patrimonial de Valença, em especial da nossa Fortaleza”.

Sem comentários:

Enviar um comentário