A Alfândega Cultural de Valença recebe uma oficina criativa, tendo por base o universo do espetáculo teatral Terra do Desejo – Alquimias, sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 14h00.
Com este atelier pretende-se proporcionar, aos alunos valencianos, a oportunidade da descoberta das múltiplas formas de expressão artística, estimular a curiosidade, a criatividade e dar um contributo valioso ao seu desenvolvimento e formação.
Esta oficina vem na sequência de outras já proporcionadas pela Câmara Municipal de Valença, com experiências e resultados muito enriquecedores no aumento da auto-estima e auto-conhecimento, estimulo do relacionamento com os outros, ensino de trabalho em grupo e melhoria do desempenho escolar.
O atelier surge da analogia entre os princípios alquímicos e as forças básicas da ação humana: o pensar (sal), o sentir (mercúrio) e o querer (enxofre). Princípios familiares a Yeats, cujo universo literário se move entre forças do real e do oculto, através de visões românticas e imaginárias, alimentadas pela magia de lendas e mistérios. Espaços, ações e personagens emergem de mundos paralelos, a partir dos quais se exploram elementos temáticos, simbólicos e artísticos, estabelecendo relações com outros autores e obras da literatura portuguesa, por via de exercícios criativos com a palavra e o corpo.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e conta com a participação da Companhia de Teatro Comédias do Minho.
Sem comentários:
Enviar um comentário