quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Os Pericos de Valença

Os Perícos de Valença, ou dos Santos são um fruto emblemático do outono valenciano. Característicos do nosso concelho, são um fruto único, sem paralelo à escala mundial, que ao longo dos séculos se foi adaptando à nossa região e perpetuado pelos agricultores valencianos.
Utilizando como porta enxertos o escramboeiro, ao longo dos tempos, foi sendo reproduzido pelas mãos sábias dos nossos agricultores. Este é um fruto de características únicas, com o formato  pequeno arredondado,  de cor acastanhada clara e sabor agridoce. O Periqueiro dos Santos é uma árvore de fruto, da família das rosaceaes, do género pyrus, com características únicas que não são confundíveis com o pyrus cordata ou o pyrus bourgaeana, bem como com os escambroeiros ou os pilriteiros tão presentes na nossa região.
  Pelo facto de a melhor época de consumo coincidir com os fins de outubro e princípios de novembro, e se encontrar à venda na Feira dos Santos de Cerdal, acabou por ser denominado, ao longo dos séculos, por Pericos dos Santos. O facto de o outono coincidir com uma época do ano em que existia pouca oferta de fruta o Perico dos Santos foi ganhando o seu espaço a par das castanhas, das nozes e das maças tardias.
Um pouco disperso por todo o concelho as principais áreas de produção desenvolvem-se pelas freguesias de Cerdal, Taião, Fontoura, Silva e São Julião. 
A Câmara Municipal de Valença tem desenvolvido, nos últimos anos, um plano de estudo, classificação, expansão e  promoção deste fruto com características únicas. Hoje, em vários hortos locais, já é possível encontrar exemplares desta árvore à venda garantindo o perpetuar e a expansão da sua produção. Em perspetiva estão parcerias com uma universidade, para a classificação do fruto, bem como jornadas de sensibilização junto das comunidade locais, para a sua preservação e expansão, bem como junto da restauração para a sua utilização gastronómica.

Sem comentários:

Enviar um comentário