segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Desfolhada e Petiscos em Cerdal - Valença

     Valença promove a desfolhada, acompanhada de mostra gastronómica, com arroz de sarrabulho, rojões e petiscos, no fim de semana de 18 e 19 de outubro, na freguesia de Cerdal.
     A festa das colheitas, com fortes tradições na cultura valenciana, contará ainda com uma mostra gastronómica onde não faltarão os afamados vinhos verdes e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões.
     O recinto abre às 18h de sábado e para as 20h está marcado o início do desfile da desfolhada tradicional encabeçado, por um carro de bois, carregado de milho e as lavradeiras que vão apresentando os mais típicos versos da época. O cortejo percorrerá a avenida da Junta de Freguesia até ao Cruzeiro em Bogim, onde decorrerá a desfolhada tradicional.
     Uma eira tradicional vai ser improvisada no local e lança-se o convite para participar na desfolhada, soltando-se as cantigas, as estórias e as lendas. Os sons das concertinas vão entusiasmar os mais afoitos para umas desgarradas. Pelo meio a ânsia de aparecer uma espiga rainha e manda a tradição de roubar um beijo a uma donzela, ou de aparecer uma espiga com "filhos" e cumprir o ritual de acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
     Não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada.
     A noite de sábado encerra-se com um encontro de concertinas onde os sons mais tradicionais e os despiques, com os celebres cantares ao desafio farão as notas da festa.
     No domingo, 19 de Outubro, o recinto reabre às 11h com uma arruada de bombos. Segue-se um almoço convívio onde o Arroz de Sarrabulho e Rojões serão duas iguarias gastronómicas locais que será possível saborear. A tarde será animada pelo Grupo de Baile Refaixos e Polainas de Baldráns.
     A iniciativa é da Câmara Municipal de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo "Os Camponeses Minhotos" de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.
     Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, "A tradicional desfolhada revive a cultura popular valenciana das nossas freguesias e é um exemplo da dinâmica dos movimentos associativos e juntas de freguesia do concelho em promoverem e dinamizarem a nossa terra".

Sem comentários:

Enviar um comentário