terça-feira, 7 de outubro de 2014

Especialistas Franceses Interessados na Fortaleza de Valença

A Fortaleza de Valença recebeu a visita de Jacques Taranger, alto conselheiro do Ministério da Defesa Francês e membro da Association Vauban. 
Esta visita serviu para preparar a vinda a Valença de um grupo de 40 especialistas mundiais em fortificações abaluartadas entre 21 e 25 de setembro de 2016. Uma visita que servirá para estes especialistas, em fortificações do género da de Valença, poderem conhecer, estudar e avaliar o sistema de arquitetura militar montado nesta cidade.
Jacques Taranger é destacado membro da Association Vauban, entidade que estuda e divulga as fortificações abaluartadas, tipo Vauban e que em França possui já uma rede de fortificações classificadas pela UNESCO.
O despoletar do processo de candidatura da Fortaleza a Património de Interesse Cultural para a Humanidade junto da UNESCO tem atraído, cada vez mais, as atenções de especialistas mundiais das áreas da arqueologia, história, engenharia e arquitetura militar. 
O processo de candidatura da Fortaleza apresentado pela Câmara Municipal de Valença fundamenta-se no fato de ser um valor universal excecional, pela grandiosidade e dimensão histórica e arquitetónica das muralhas e do edificado, bem como testemunho histórico de lutas, cumplicidades, trocas de bens, de cultura e de conhecimentos de vários povos ao longo milhares de anos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes, “O interesse de especialistas mundiais em visitar a  Fortaleza de Valença trará novos testemunhos enriquecedores da nossa história e será um aporte ao objetivo de conseguirmos classificar a Fortaleza como Património da Humanidade”.

Sem comentários:

Enviar um comentário