sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Valença Evoca o Centenário da Iª Guerra Mundial

     Valença evoca o Centenário da 1ª Guerra Mundial, com uma homenagem aos mortos da Grande Guerra, sábado, 25 de outubro, às 11h00, no Campo de Marte, na Fortaleza. 
O ato começará com a formatura da Guarda de Honra, a cargo de uma secção da Marinha e a deposição de uma coroa de flores no Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, no Campo de Marte. Está programado, ainda, um momento religioso e a leitura de mensagens do Presidente da República e da Liga dos Combatentes da Grande Guerra. Uma placa evocativa registará este ato para a posteridade.
O monumento valenciano aos Combatentes da Grande Guerra foi inaugurado a 5 de Abril de 1951 e constitui um dos poucos monumentos alusivos aos mortos na Iª Guerra Mundial da segunda década do séc. XX, com figura humana e sobretudo com a representação da deusa da Vitória.
Este ato insere-se na programação valenciana, que ao longo deste ano, está a desenvolver um conjunto de iniciativas evocativas da saída de Valença do Corpo Expedicionário Português para combater na Iª Guerra Mundial.
No Núcleo Museológico Municipal é possível visitar a exposição "Iª Guerra Mundial - Valencianos nas Trincheiras",  até 30 de Novembro.
Uma réplica de uma trincheira, tão característica desta guerra, as telecomunicações, armamento, meios de socorro, miniaturas de blindados e dos campos de batalha dão corpo a esta mostra. Informação alusiva à participação dos soldados valencianos. 
     Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal "Com estas iniciativas Valença recorda um período da história e faz uma homenagem às mais de duas centenas de valencianos que integraram o Corpo Expedicionário Português e, muitos deles, não voltaram a casa".

Sem comentários:

Enviar um comentário