quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Trilho Pedestre nos Montes de São Lourenço Valença Convida à Descoberta de Miradouros Panorâmicos

A Câmara Municipal de Valença vai promover uma caminhada no Trilho de São Lourenço, sábado, 11 de outubro. Um percurso de grande valor paisagístico marcado pelos miradouros panorâmicos da Capela de São Lourenço e do castelo rochoso da Furna com grandes amplitudes de paisagem do vale do Rio Minho.
O Trilho das Minas de São Silvestre é um convite a fazer, com calçado adequado, um percurso circular de pequena rota, com 12,4 Km´s, com um grau de dificuldade moderado e com características paisagísticas que se desenvolve pelas freguesias de Taião e Boivão.
O ponto de encontro está marcado para a Capela do Socorro, em Taião, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 5h00.
O primeiro atrativo percurso é já no ponto de partida, junto à Capela da Srª do Socorro, um sobreiro (Quercus suber L.) secular  com um perímetro de 4,5 m, 20 m de altura e uns impressionantes mais de 20 m de diâmetro de copa. Está em vias de classificação como Árvore de Interesse Público por proposta da Associação Árvores de Portugal.
Pontos referência deste percurso são a capela e miradouro de São Lourenço, no topo da montanha e o castelo rochoso da Furna. 
O Trilho Pedestre de São Lourenço faz parte da Rede de Trilhos Pedestres da Eurocidade Valença Tui e no calendário anual de caminhadas. A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse patrimonial e ambiental.
Esta caminhada insere-se no projeto da Euroregião Ativa: Vida Saudável nos Concelhos da Raia, financiado pelo programa europeu POCTEP.  Um programa que pretende proporcionar mais qualidade de vida às pessoas incentivando a caminhada com claros benefícios para  emagrecer, controlar o colesterol e os diabetes, combater a osteoporose, fortalecer os músculos, melhorar a respiração, a circulação do sangue, a imunidade do corpo, a saúde mental, entre tantos outros.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “A Eurocidade, hoje, marca a diferença com uma ampla e diversificada oferta de turismo de natureza, com um calendário anual muito atrativo que convida à dinamização do setor turístico”.

Sem comentários:

Enviar um comentário