terça-feira, 30 de outubro de 2012

ESCE arranca com projeto inédito para combater desemprego jovem


A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC), com sede em Valença, arranca, esta quarta-feira, com a obrigatoriedade de todos os alunos que ingressaram no primeiro ano, de qualquer licenciatura, criarem uma ideia de negócio que vai ser desenvolvida até terminar o curso.
É inédito a nível nacional e até internacional e que pretende contribuir para a redução da taxa de desemprego jovem registada no país. Trata-se do Projecto Integrado Individual que interliga as unidades curriculares das licenciaturas e culmina com a constituição de um plano de negócio.
No processo vai estar envolvida uma equipa de cerca de 40 docentes, "altamente qualificados" que, ao longo dos três anos, vão acompanhar de perto cada ideia, dando contributos para o seu aperfeiçoamento. 
Á RVM, o coordenador deste projecto explica que o objetivo passa por reforçar a cultura empreededora na região do Alto Minho. 
José Nuno Azevedo diz que não basta um projeto final de curso, mas uma formação contínua, em que esse negócio pode, se os alunos o entenderem, ser implementado.
Já o director da ESCE espera que esta iniciativa seja replicada por outras universidades do país, formando uma "onda nacional" de combate ao desemprego jovem.
João Paulo Vieito critica o fato de ainda existir uma cultura de "receio de arriscar", e garante que esta iniciativa de cada aluno criar o seu próprio negócio e desenvolvê-lo, "é uma das excelentes soluções para este contexto de crise". E acrescenta: "ao invés de os recém-licenciados trabalharem por conta de outrem, porque não criar o seu próprio negócio?"
Este processo vai envolver cerca de 160 alunos que, anualmente, ingressam nas várias licenciaturas oferecidas pela Escola Superior de Ciências Empresariais.
Apesar de os alunos da ESCE do IPVC encontrarem saídas profissionais, mesmo na atual conjuntura desfavorável, pretende-se reforçar a vertente inovadora da instituição, tornando obrigatória para todos os alunos do primeiro ano, já a partir desta quarta-feira, a criação de um negócio durante a licenciatura.
A apresentação do Projeto integrado individual está agendada para esta quarta-feira, pelas 17h30, seguindo-se um workshop de motivação dirigido por Jorge Coelho Lopes, gestor de marketing e relações públicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário