domingo, 7 de outubro de 2012

Obras Recuperam Edifícios Históricos de Valença


A empreitada de requalificação dos edifícios da Assembleia Valenciana e da Liga, na Fortaleza, está na fase final de intervenção, num investimento de perto de 800 mil euros.
    O emblemático edifício da Assembleia Valenciana está a ser completamente requalificado no seu interior, intervenção que se estende, também, ao antigo edifício da delegação de Valença da Liga dos Combatentes.
    O edifício da Assembleia Valenciana possui uma história riquíssima, foi um dos principais polos culturais do norte de Portugal, nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, que esteve décadas ao abandono. Com esta intervenção recupera-se e dignifica-se o espaço que marcou a cultura valenciana durante um século.
    A requalificação desenvolve-se nos dois pisos do edifício da Assembleia, com acesso para a Rua Direita (Mouzinho de Albuquerque) e nos três pisos do edifício da Liga dos Combatentes, com acesso para a Rua José Rodrigues. Os dois imóveis encontram-se contíguos, com uma das laterais a facear com a Travessa do Hospital.
    A traça exterior dos imóveis mantém-se na sua plenitude, bem como os travamentos superiores do talhado, já recuperados oportunamente pela autarquia.
    Para Jorge Salgueiro Mendes, Valença está a recuperar dois dos edifícios mais nobres e emblemáticos do concelho criando um novo polo de atratividade na Fortaleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário