sábado, 13 de outubro de 2012

Feriado em Espanha levou mais de 10.000 turistas à Fortaleza de Valença


Mais de 10.000 turistas espanhóis passaram ontem pela fortaleza de Valença, em pleno feriado tradicional do "Dia da Hispanidade", anunciou a Câmara local.
"Nos últimos anos, foi um dos dias da época baixa de maior movimento. Em relação ao mesmo feriado mas em 2011, tivemos mais cerca de 25 por cento de espanhóis na fortaleza, essencialmente turistas galegos", explicou à agência Lusa o autarca Jorge Mendes.
Segundo dados da Câmara Municipal, que monitorizou as entradas na fortaleza, "acenderam" ao monumento, principal polo de atratividade da cidade, "mais de 10.000 pessoas" durante todo o dia de sexta-feira.
Além disso, os parques de estacionamento automóvel no interior da fortaleza registaram mais de 750 viaturas, além de dezenas de autocarros, todos com turistas provenientes de Espanha.
"Foi um dia fabuloso, muito importante para o nosso comércio tradicional. Próximo dos melhores dias de verão, porque a falta de dinheiro em Espanha leva as famílias a viajarem para mais perto", admitiu ainda o presidente da Câmara de Valença.
A 12 de outubro assinala-se naquele país o "Dia da Hispanidade", também conhecido como "Festa nacional de Espanha".
"Logo pela manhã, além de esgotado o estacionamento automóvel nos parques do interior, também no exterior da fortaleza já não havia lugares. Inclusive tivemos várias excursões provenientes dos cruzeiros atracados em Vigo", acrescentou Jorge Mendes.
Um cenário que, admite a autarquia, poderá repetir-se no sábado e domingo, dado o fim de semana prolongado em Espanha.
Recorde-se que a Câmara de Valença aguarda o desfecho de uma candidatura da fortaleza a Património da Humanidade pela UNESCO.
Aquele monumento assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.
Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3.500 homens, em dois regimentos do Exército.
in Radio Vale do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário