sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Centro de Inovação e Logística Valença Conquista Investimento Âncora


O Presidente da Câmara Municipal de Valença conseguiu, junto da CCDR-N, o financiamento para a construção do C.I.L.-  Centro de Inovação e Logística da cidade, num valor de investimento que ultrapassa os cinco milhões e meio de euros, na Quinta da Mota.
Este é o maior investimento de sempre realizado no concelho de Valença, de uma só vez e um estimulo fundamental que o Estado dá à sociedade, desta região transfronteiriça, na conjuntura atual.
Esta obra tem um prazo de execução de 24 meses, estando já em curso a empreitada dos arranjos exteriores que contemplam a área desportiva e de lazer, bem como um novo enquadramento para a avenida Pinto da Mota.
O C.I.L. acolherá a E.S.C.E. – Escola Superior de Ciências Empresariais, do I.P.V.C., um Centro de Divulgação de Ciência, um C.E.F.A.U.T.- Centro de Formação Autárquico, um Ninho de Empresas, um Centro de Apoio às Atividades Empresariais da Região e um auditório, complementado com uma área desportiva e de lazer de apoio.
O C.I.L. será uma estrutura que combinará as funções de ensino, de divulgação do conhecimento científico, de ligação ao mundo científico e empresarial, apostando numa incubadora de empresas e muitas e diversas funções a desempenhar a nível da dinamização cultural, económica e social da região. A posição geo-estratégica de Valença no contexto do Noroeste Peninsular permitirá que o C.I.L. seja um interlocutor privilegiado de apoio à dinamização da euro-região e ao aprofundamento das relações entre a Galiza e o norte de Portugal.
O financiamento obtido de 85%, sob o investimento, foi aprovado no âmbito do Eixo Prioritário III, do Programa Operacional Regional, ON.2.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Valença conquista um projeto estruturante para o concelho e toda esta região transfronteiriça que será um polo de apoio privilegiado ao desenvolvimento. Valença ganha escala, projeção e um novo equipamento âncora para a dinamização da economia transfronteiriça”.

Sem comentários:

Enviar um comentário