O Grupo “Os Camponeses Minhotos”, de Valença, vai recriar, este domingo, o nascimento, a chegada dos reis magos e as oferendas ao menino.
A representação deste presépio vivo com acompanhamento musical conta com a participação de 20 figurantes, e vai decorrer na Capela Militar de Nossa Senhora do Carmo, na Fortaleza.
O vereador da cultura do executivo valenciano explica que esta iniciativa, associada a exposição de 569 presépios em montras comerciais e praças da vila, constituem-se como um convite irresistível a visitar Valença, fazer compras no comércio tradicional, saborear a gastronomia e desfrutar das unidades hoteleiras.
O evento decorre pelo segundo ano consecutivo e, segundo José Temporão Monte, tem ganho cada vez mais participantes.
A mostra coletiva de presépios tem o Núcleo Museológico como pólo central com 150 presépios, a Loja de Turismo com 45 presépios, as praças e ruas da Fortaleza com 24 presépios das coletividades e instituições valencianas e 300 estabelecimentos comerciais, no interior e exterior da Fortaleza, apresetam 350 presépios, num total de 569 trabalhos.
A madeira, o barro, o papel, o pano, o musgo e os mais diversos materiais reciclados deram forma a presépios com as mais singulares expressões artísticas.
Durante um mês, Valença está a viver a magia do Natal. Para além da mostra coletiva de presépios já decorreu a Quinta do Pai Natal, os Concertos de Natal e para 3, 4, 5 e 6 de Janeiro está programada a Fortaleza de Chocolate e para 5 de Janeiro a Cavalgata de Reis da Eurocidade, entre Valença e Tui.
A iniciativa é da Câmara Municipal e envolve o comércio, as coletividades, as escolas e a população de um modo geral.
Os presépios vão estar expostos até 12 de Janeiro. O Presépio Vivo decorre, este domingo, entre as 15h00 e as 16h30.
Sem comentários:
Enviar um comentário