quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Trilho das Minas de São Silvestre e Mostra Fotográfica “Trilhos Eurocidade 2012”


A Câmara Municipal de Valença vai promover uma caminhada no Trilho das Minas de São Silvestre sábado, 8 de Dezembro. Um percurso de grande valor patrimonial e paisagístico marcado pelas minas de volfrâmio, os moinhos de água e a Aldeia de montanha de Gondelim. Esta é a 14ª caminhada da Rede de Trilhos Pedestres da Eurocidade Valença Tui que encerra o calendário anual.
O Trilho das Minas de São Silvestre é um percurso de 14,1 Km´s, com um grau de dificuldade fácil / moderado e com características histórico-paisagísticas que se desenvolve pelas freguesias de Taião e Cerdal.
O ponto de encontro está marcado para a Capela da Srª do Socorro, em Taião, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 5h00.
A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse patrimonial e ambiental.
O primeiro atrativo percurso é já no ponto de partida, junto à Capela da Srª do Socorro, um sobreiro secular com um perímetro de 4,5 m, 19 m de altura e uns impressionantes 20 m de diâmetro de copa. Está em vias de classificação pela Autoridade Florestal Nacional .
O percurso segue pelas Azenhas do Bouço, um espaço onde sobrevivem ruínas de moinhos de água. Segue-se a Cova do Lobo e a antiga exploração mineira de volfrâmio do Mineral onde é possível apreciar as entradas das minas e várias construções e equipamentos da exploração.  Daqui o percurso segue até à exploração mineira de volfrâmio de São Silvestre. O ponto que se segue é a aldeia de montanha de Gondelim, um castiço povoado, da freguesia de Cerdal, onde a rusticidade das casas, os extensos carvalhais, os pequenos taludes agrícolas e as serranias serpenteadas de rebanhos de ovelhas, cabras e os garranos selvagens são uma marca.
Percorridos os velhos caminhos de pastores o percurso dirige-se à Felgueira, já em Taião e de seguida a Taião de Baixo. É neste último que encontramos uma autentica joia patrimonial, um Relógio Solar, no topo de uma eira, ladeado por vários sarcófagos (sepulturas escavadas na rocha). Aqui preserva-se a memória da singular tradição da “Hora do Corno”. O percurso termina onde começou junto à Capela da Srª do Socorro.
No final do trajeto está marcada a inauguração da mostra fotográfica “Trilhos Eurocidade 2012”, de José Ferreira, na sede da Junta de Freguesia de Taião. Segue-se uma degustação de gastronomia local.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “A Eurocidade, hoje, marca e afirma-se com uma ampla e diversificada oferta de turismo de natureza, com um calendário anual muito atrativo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário