quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Valença e Tui Eurocidade do Desporto Millares de atletas em 20 atividades


Ao longo de 2012 vinte atividades deram protagonismo ao desporto na Eurocidade Valença Tui, envolvendo mais de 3 mil participantes da Galiza e do Norte de Portugal. 
Campeonato de Pesca Desportiva, 14 Caminhadas saudáveis entre os trilhos de Valença e Tui, 2º Torneio de Futebol Juvenil, 1º Eurocidade em BTT, Eurocidade 10, 1º Troféu Eurocidade em Andebol, Torneio Quadrangular de Andebol 7 e 2ª Travessia a Nado  foram algumas das atividades que se destacaram ao longo de 2012.
As atividades tiveram por objetivo reforçar a ligação entre as duas cidades procurando conjugar os esforços e recursos em provas desportivas transversais aos dois concelhos.
Para 2013 já está preparado um programa desportivo, distribuido ao longo do ano, que contempla as mais diversas atividades representativas da Eurocidade.
O Desporto na Eurocidade dá cumprimento aos objetivos do protocolo estabelecido entre Valença e Tui de reforçar a coesão social, revitalizar as atividades desportivas, através de infra-estruturas comuns, dinamizar a ação das entidades e desenvolver todas as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida para os seus cidadãos e o fortalecimento das suas relações.
A Eurocidade Valença Tui é um encontro de vontades de 35 mil habitantes, num novo conceito de cooperação, de segunda geração, no âmbito europeu. 
Valença e Tui são duas cidades, que vivem frente a frente, “unidas” fisicamente pelo Rio Minho e pela fronteira e que estão a institucionalizar uma cooperação que já é efetiva e real na vida diária das duas comunidades.
Valença e Tui tem potenciado as sinergias entre as duas cidades, ao nível da promoção turística, da gestão partilhada dos equipamentos públicos e na organização dos eventos, nas mais diversas áreas. 
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença  e Moises Rodriguez Alcalde de Tui “Estas atividades refletem o empenho das pessoas e das instituições na construção de uma verdadeira Eurocidade, com  economia de recursos, boas praticas de gestão e grandes ganhos de escala que em muito beneficia as nossas comunidades”.

Sem comentários:

Enviar um comentário