quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Eco-Escola de Valença


A Câmara Municipal de Valença aprovou uma parceria com a Escola 2,3/S de Valença, no sentido de desenvolver o projeto Eco-Escolas, no âmbito da Associação Bandeira Azul da Europa.
Neste ano letivo pretende-se dar sequência ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, de que se destaca o aprofundamento do estudo do Biótipo da Veiga da Mira, em Valença. Visitas de campo, com interpretação e estudo  da fauna e flora local, deste importante espaço natural do Vale do Minho, constituirá a grande linha desta parceria.
A Eco-Escola de Valença está vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania, constituindo um apoio/incentivo a muitos projetos desenvolvidos pela escola valenciana. O estudo da biodiversidade, da floresta, da água, da energia entre outras temáticas ambientais serão as linhas a desenvolver pelos alunos valencianos este ano. E este ano pretende-se, também, dar a conhecer a área  baldia existente no município.
A implementação do projeto junto dos alunos permite a sua sensibilização para a preservação do ambiente e dos respetivos agregados familiares.
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade promotora, é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais.
Para Jorge Salgueiro Mendes “a sensibilização dos jovens alunos para as questões ambientais é fundamental para termos uma Valença mais sustentável, respeitadora e valorizadora dos recursos naturais endógenos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário