quinta-feira, 3 de maio de 2012

Câmara de Valença Reduz 2 Milhões na Divida


         Os órgãos autárquicos de Valença aprovaram as contas municipais, relativas a 2012, marcadas pela  redução de 2 milhões de euros, na Divida a Curto Prazo, a manutenção dos valores a Médio e Longo Prazo e a redução da Despesa de Funcionamento, em 300 mil euros.

        Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Com mais trabalho, capacidade de organização, mobilização e envolvimento, de todas as valências e funcionários municipais, forças vivas valencianas e a população de um modo geral, temos conseguido e demonstrado que é possível fazer mais e melhor, mesmo com a redução das transferências do Estado”.

O esforço de contenção financeira alcançado garante, à Câmara Municipal de Valença, a  sustentabilidade  necessária para assegurar o regular e bom funcionamento de toda a estrutura da administração municipal, garante iniciativa e capacidade de intervenção para projetar Valença, sem por em causa as gerações futuras.
As poupanças, no funcionamento, foram transversais a todas as áreas municipais destacando-se os seguros, as comunicações e a limpeza de vias que foram executadas por recursos próprios.
Os valores apresentados denotam o esforço transversal da redução das despesas de funcionamento, do reajustamento e equilíbrio entre os serviços prestados e o valor pago pela sua execução, da racionalização das despesas estruturais e da desburocratização e operacionalização dos serviços. Nestes valores está, ainda, implícita a partilha de esforços e aproveitamento de sinergias entre a Câmara, Juntas de Freguesia, associações, coletividades, funcionários municipais e população de um modo geral.
2011 foi, também, marcado pelo lançamento e execução de obras estruturantes como a empreitada da 3ª fase de Requalificação da Fortaleza, a Requalificação do Edifício da  Assembleia Valenciana, o Prolongamento da Ecopista do Rio Minho à Senhora da Cabeça, a Requalificação dos Pavilhões Municipais, as empreitada das Redes de Saneamento de Fontoura, Gandra e Arão e o Arranjo Urbanístico da Av. Pinto da Mota e dos parques desportivos e lazer do Campus Universitário. A par destas obras, em todas as freguesias do concelho realizaram-se diversas intervenções, pelos serviços da Câmara, dando respostas às necessidades mais prementes das populações, apontadas pelas Juntas de Freguesia.
O ano foi, ainda, marcado pelo reforço das valências de apoio social com a criação da Loja Social de Valença e a recuperação de habitações degradadas  e por uma dinâmica cultural que tem afirmado Valença na região e no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário