quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rastreios gratuitos nas 16 freguesias para detetar cancro gástrico


Com o objetivo de servir a comunidade, o Rotary Clube de Valença vai promover uma ação de rastreio do cancro gástrico no concelho, de forma a diagnosticar precocemente uma doença que tem vindo a registar uma elevada incidência no Norte do país com o surgimento de novos casos.
De acordo com o presidente da instituição, a ideia passa por, a partir do mês de Junho, proporcionar um exame de recolha de sangue gratuito.
Rui Araújo diz que é preciso realizar um estudo nas 16 freguesias do concelho para que se detetar este tipo de cancro. 
Tendo já uma espécie de parceria com quatro centros de recolha de sangue, o Rotary Clube de Valença pretende envolver a comunidade clínica, entre enfermeiros e médicos, além dos presidentes de junta.
Neste sentido, está agendada para mais logo à noite, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal, uma sessão de esclarecimento sobre esta ação, e que conta com a presença do Dr. Lomba Viana, Gastrenterologista, dinamizador desta iniciativa.
Depois desta fase de auscultação da comunidade clínica, a direção do Rotary Clube de Valença quer avançar para o terreno e promover rastreios ao cancro gástrico, de forma gratuita, nas 16 freguesias do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário