terça-feira, 15 de maio de 2012

Modelismo e Maquetismo Militar em Valença


Valença recebe uma exposição de modelismo militar, na Galeria Contrasta, nas Portas do Meio, na Fortaleza, entre 15 e 23 de Maio. Dezenas de replicas de tanques, carros, soldados, cenários de guerra e outros equipamentos militares reviverão a história militar Europeia do último século.
A organização da exposição é da responsabilidade de José Freitas um valenciano aficionado ao modelismo e maquetismo militar.

        Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Esta exposição revive o espirito militar da Fortaleza de Valença numa casamata repleta de histórias das vivências militares” 

Dezenas de peças, de diferentes países europeus e dos Estados Unidos da América, à escala 1/35, proporcionarão uma visita sobre os grandes militares, sobretudo da segunda guerra mundial. A Batalha de Berlim de Abril de 1945, a Frente Leste de Leninegrado de 1943, a Frente Ocidental da Normandia de 1944, a contra ofensiva alemã das Ardenas de 1944, a Batalha de Stalinegrado de 1942 e a Libertação da Bastogne  em 1945 são alguns dos períodos da história militar europeia evocados, com miniaturas nesta exposição.  
Fardamentos da Guerra Colonial e dos Paraquedistas serão apresentados, à escala real, bem como um paraquedas aberto com uma área de 70 m2, completam esta mostra que estará patente ao público, entre 16 e 23 de Maio, entre as 14h30 e as 16h30, com entrada livre, na casamata das Portas do Meio, atual Galeria Contrasta.

Sem comentários:

Enviar um comentário